thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O CAMPONÊS, A COBRA E UMA GRANDE LIÇÃO PARA VOCÊ

Imagem de capa - O CAMPONÊS, A COBRA E UMA  GRANDE LIÇÃO PARA VOCÊ

Um homem que morava no campo, ao voltar para casa depois de um dia de trabalho na lavoura, encontrou uma cobra no chão, quase morta. A cobra tinha sido atacada por outro animal e estava morrendo. O camponês se compadeceu, pegou a cobra e a levou para casa, limpou, deu leite morno e colocou nela um cobertor, para que pudesse se recuperar. Pela manhã, o homem estava morto, tinha sido picado pela cobra. O que isso significa? Ele teve compaixão, mas não foi prudente o suficiente para entender que não poderia se expor à natureza daquela serpente, pois corria o risco de ser picado por ela. Essa história ilustra como muitas pessoas vivem sendo picadas por cobras na vida, enganadas pelo seu próprio coração e pelos sentimentos.

São pessoas muito boas, que se compadecem, mas tomam decisões dirigidas pelos sentimentos. Essas emoções acabam se voltando contra elas, porque não nos foram dadas para tomar decisões. Deus nos fez emotivos, mas também nos deu um intelecto, a inteligência para decidir. Eu sei que, às vezes, é importante ouvir o que está sentindo para não se tornar um robô. Se você for uma pessoa insensível, mecânica, fria, os outros não perceberão nenhuma humanidade em você. Mas temos de ser muito cuidadosos, pois as emoções tendem a nos enganar.

É assim que muitos negócios fracassam, porque o dono começa a contratar familiares para tentar ajudá-lo, mas são pessoas despreparadas, que não pensam como deveriam pensar e colocam a empresa em perigo.

O ser humano que não controla seus sentimentos acaba sendo “picado” por eles. Jesus disse: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares”. (Mateus 10.34-36).

Jesus disse que veio para cortar como uma espada essas emoções, esses laços afetivos que podem comprometer a nossa Fé. Eu não falo isso para que você tenha inimizade com pessoas da sua família, mas para que desperte para o perigo dos seus sentimentos que levam você a ter pena, a agir pela emoção e não pela razão. A Fé não tem coração, tem obediência à Palavra de Deus. O camponês poderia ter colocado a cobra na gaiola para olhar e cuidar dela de longe. Assim ele teria salvado a cobra e a si mesmo, mas, por usar só o coração, morreu por ele.