thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

NÃO VOU MAIS TIRAR SATISFAÇÃO COM ADÃO E EVA

Você também já deve ter pensado como eu: quando encontrar Adão e Eva vou tirar satisfação! Mas, já parou para pensar que erramos muito mais que eles? Vale a pena assistir e refletir

Eu já falei aqui e, também, fora daqui inúmeras vezes que quando eu chegar no Céu, eu vou ter uma conversa séria com Adão e Eva: “olha, por que vocês foram comer daquela árvore?”

Muita gente tem essa fantasia de questionar, de jogar na cara de Adão e Eva o que eles fizeram. Mas, como eu tenho pensado muito nesta passagem do Jardim do Éden, ultimamente, pensando bem, eu vou ficar quietinho. Sabe por quê? Porque eu imagino que se eu jogar na cara deles um “por que vocês foram comer da árvore e deixaram uma herança de tantos problemas na Terra, tantas pessoas sofreram por causa daquela decisão de vocês?”, provavelmente, eles seguiriam com a resposta: “olha, nós fizemos mal, não tenha dúvida. Mas nós não sabíamos, não tínhamos história atrás de nós, não tínhamos antepassados, não tínhamos referência de quem já tinha comido da árvore e se dado mal. Nós fomos os primeiros. Nós desobedecemos o Pai, fomos ingênuos, erramos feio. Agora, vocês… depois de tudo o que viram que aconteceu com a gente e com todos aqueles antes, vocês ainda escolheram o mal?”

Então, pensando bem, eu deixarei esse assunto quietinho, não vou falar com eles. Hoje, eu entendo. Deus me deu esse entendimento e maturidade de compreender que nós fazemos muito pior do que Adão e Eva, porque nós temos história (não só de Adão e Eva, mas até chegar aos nossos pais).

São inúmeros exemplos de escolhas que sempre deram errado e, mesmo assim, muitas vezes, repetimos as escolhas e comportamentos errados dos nossos pais.

A pessoa pensa que com ela vai ser diferente, que ela vai fazer coisas erradas e não vai ser pega. Eu poderia citar inúmeros exemplos aqui. O ser humano não aprende com os erros dos antepassados e nem com os próprios erros.

Então, por favor, se você tem algum ressentimento contra Adão e Eva, então, coloque um espelho na sua frente. Você vai entender que já falhou e ainda falha todos os dias.

Nós temos que aprender com os erros do passado, ou seja, sempre que resistimos ao “não” de Deus, colhemos o mal. Lembrando que sempre que Deus nos diz “não” é porque o “sim” dEle é infinitamente melhor. E nem sempre Deus vai nos dizer “sim”.  Nós temos a escolha de obedecer ou desobedecer. Nem o diabo pode mexer nisso. O diabo está aí para tentar e Deus está aí para nos aconselhar. Só você pode escolher.

Entenda que não foi por acaso que quando Deus criou o Jardim do Éden, Ele colocou a árvore no meio. Por que Ele não colocou em um local de difícil acesso? Foi porque se não houvesse a árvore no meio do Jardim, alguma outra coisa ocuparia… E o recado é: nada pode ocupar o centro da nossa vida, a não ser Deus.

Deus, para a nossa própria segurança, deve ocupar o centro da nossa vida. Se Ele não ocupar esse centro, algo ou alguém vai ocupar e se tornar o seu deus. E se isso acontecer, você vai se tornar escravo daquilo e perecer por causa daquilo. Você vai perder o Jardim do Éden.

Se Deus estiver no centro da nossa vida, todas as nossas escolhas e decisões devem passar por Ele. E, assim, acertamos e mantemos o Paraíso na nossa vida.

Assista ao vídeo acima e confira a mensagem completa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso