thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CUIDADO! O ORGULHO AFUNDOU ATÉ O TITANIC

Todo ser humano carrega no sangue o veneno do orgulho. Ele é sutil, silencioso e extremamente perigoso

Atenção aos sinais do orgulho:

Há 113 anos, em 1912, o Titanic estava pronto para fazer sua primeira viagem. Até então, o navio mais luxuoso da história, um verdadeiro símbolo do avanço humano e da tecnologia.

E uma frase famosa marcou a inauguração deste navio: alguém envolvido na sua construção disse, nem “Deus pode afundar o Titanic”. Poucos dias após deixar o porto, o Titanic colidiu com um iceberg e afundou, levando consigo mais de 1.500 pessoas. Um desastre histórico que chocou o mundo.

Eu não acredito que foi Deus quem afundou o Titanic. Mas essa história ilustra a tolice do orgulho humano de se achar acima dEle, de achar que pode mais, que sabe mais, que está acima do seu próprio Criador. Assim, o orgulho da criatura pode ser a sua maior ruína.

O orgulho é pesado:

Se exaltar, normalmente, é o cair. Assim diz a Palavra de Deus:

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18

O orgulhoso pode aparentar vitória e, quanto mais vitórias tem, mais incha o seu orgulho. Isso pode acontecer por um tempo, mas, inevitavelmente, o orgulho se torna pesado demais até para o orgulhoso e ele acaba desmoronando debaixo do peso da sua soberba, esmagado pela sua arrogância. E quanto maior o orgulho, mais forte é a queda, maior a destruição.

Infelizmente, o ser humano não aprende com os erros do passado. Quantos neste mundo não colocam o seu orgulho acima de tudo o que é justo, do bom senso, do que é correto? Preferem perder tudo a pedir perdão.

Conclusão:

Todo ser humano tem o pecado do orgulho. Alguns mais, outros menos, mas todos nós temos o orgulho e a única chance que nós temos contra ele é reconhecê-lo. Reconhecer que ele está dentro da gente e que, dada a oportunidade, ele vai se manifestar, vai nos fazer empinar o nariz, endurecer o pescoço, dar as costas para a razão, para o bom senso e vai nos levar para o abismo. A única esperança que nós temos é o reconhecimento da sua existência dentro de nós. Porque se você reconhecer o orgulho que existe em si poderá estar mais atento, consciente do que ele pode te levar a fazer. Assim, por meio da humildade, que é o antídoto, tentar neutralizá-lo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso