thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO HIGIENIZAR SUA MENTE (PARTE 3)

Eliminando o responsável pela sujeira mental, é possível mantê-la limpa e com cheirinho de nova. Tenho uma boa notícia, existe uma Palavra que pode ajudá-lo a se limpar completamente, aplique-a a partir de agora

Há um grande desafio, nos dias de hoje, que se chama “tela”. Todos nós estamos rodeados por telas (grandes, pequenas, de todos os tipos). Os nosso olhos estão sempre grudados em alguma tela. E por que isso? Faz parte da realidade de hoje.

Vamos concordar com uma coisa: o mundo virtual é muito mais interessante (em termos de divertimento, variedade e entretenimento) do que o mundo real. Porque o mundo real, em comparação com o mundo virtual, é muito parado. Com um clique, você viaja de um ponto ao outro do planeta em questão de frações de segundos. O mundo real não consegue competir com o mundo virtual.

Você tem que saber que parte da grande poluição mental de hoje vem por meio das telas. Porque nós estamos com os nossos olhos ligado às telas, com os nossos ouvidos ligados a algum fone. Sempre tem algo entrando na mente. E, ali, você está absorvendo informações. E a maioria delas acabam sendo inúteis. Elas tiram o seu tempo de fazer algo útil e trazem matéria-prima para pensamentos ruins.

O que você tem que fazer? Você tem que identificar quais são os maus pensamentos que estão impregnados na sua mente que vêm frequentemente. Esses maus pensamentos vêm por meio de uma tela, de uma conversa, algo que você foi exposto. Agora, você tem que apagar esses pensamentos da sua mente. Apagar completamente não é possível. Nós temos a nossa memória. Há coisas que ficam impregnadas (especialmente, as coisas ruins). Existe um sistema de defesa para que nos lembremos de algo ruim para que não venhamos repetir aquilo.

Você se lembra da sala de aula? Quando você apagava o giz na lousa? Quando você passava o apagador uma vez, ainda dava para ver mais ou menos o que estava escrito. Na segunda vez, ficava menos visível ainda. Ou seja, para limpar a lousa, você tinha que passar o apagador muitas vezes. E você só conseguia deixar de perceber as marcas do giz apagado quando eram feitas novas anotações na lousa. Você não via o que estava por baixo do quadro negro, porque por cima estava uma informação nova.

E na nossa mente não é diferente. Não basta você dizer: “eu não quero mais pensar nisso”. Isso serve no primeiro momento. Você não assiste mais ao conteúdo. Você tem esse poder sobre a sua mente. Mas para que você, de fato, sobreponha essa informação ruim, você tem que trazer informações novas para a sua mente.

Jesus disse: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (João 15:3). A Palavra de Deus funciona como um detergente que funciona como um ácido que vai derretendo toda a podridão que entrou na sua mente. Ela vai lavando e vai limpando. A sua mente fica em condições de receber tudo o que é bom e produtivo.

Você quer ser limpo? Você tem que trazer para a sua mente a Palavra de Deus. Crie o hábito. Eu tenho ensinado que a primeira coisa que você tem que fazer no dia, ao acordar, é agradecer a Deus. Fale uma palavra de agradecimento. “Obrigado pelo descanso. Obrigado por essa cama. Obrigado por esse dia. Eu entrego esse dia nas Tuas mãos. Que o Senhor me dê o pão de hoje. Eu vou fazer isso, aquilo. Eu peço a Tua bênção sobre tudo o que eu vou fazer”. A seguir, abra a Bíblia e leia os versículos com atenção, com meditação, preste atenção no que Deus quer falar com você. Quando você abre a Bíblia, Ele está falando com você. Então, aquela Palavra vai tomando o lugar das coisas ruins. Faça isso pela manhã. E se quiser repetir a dose durante o dia ou quando for dormir, melhor ainda. Duvido que a sua mente não vá ficar limpa.

Vamos colocar em prática? Assista ao vídeo acima.

Leia também:

COMO HIGIENIZAR SUA MENTE (PARTE 1)

COMO HIGIENIZAR SUA MENTE (PARTE 2)

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso