thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ANSIEDADE: 300 km/h RUMO À INSANIDADE

Desacelere para poder sobreviver! Cuide do que realmente importa e você viverá bem e sem ansiedade

Por que a ansiedade tem sido um dos principais problemas da sociedade? As pessoas não conseguem dormir bem, manter a concentração em uma tarefa, terminar o que começam. Isso acontece porque a ansiedade tem tomado conta das pessoas.

Uma das razões é a velocidade com que a vida tem passado. Tudo está acontecendo mais rápido. Antigamente, para fazer uma ligação, você tinha que ir até o telefone, porque ele era fixado em algum lugar. Você tinha que discar (em vez de digitar). Às vezes, você tinha que andar até um orelhão mais próximo. Era algo mais demorado. No passado, também havia o fogão à lenha. Hoje, nós temos o micro-ondas. A vida está mais acelerada. E se você não se cuidar, a sua mente vai se acelerar para tentar acompanhar o que está acontecendo.

Inclusive, eles deram até um nome para uma síndrome, a FOMO (“Fear Of Missing Out”, do inglês, ou “medo de ficar de fora”). A pessoa quer saber tudo o que está acontecendo “no momento”. Mas isso é uma perseguição fútil e inútil. O mundo não vai desacelerar. Pelo contrário, o mundo vai ficar mais e mais acelerado. As pessoas dizem: “o tempo está passando rápido. Já estamos na metade do ano”.

Por que há muitas pessoas que para “funcionar” precisam ficar tomando remédios para acelerar a mente e produzir mais? É porque essas pessoas querem acompanhar o ritmo do mundo ao redor. Isso vai lhe levar à doença.

Você precisa entender que você não tem que acompanhar tudo o que acontece ao seu redor. Todas as notícias, todas as novidades, tudo o que um artista faz. Você precisa se desligar. Desacelere do desnecessário. Se você acelera, você está se movendo mais rápido para uma direção. Então, alguém que acelera em direção a este mundo acelerado vai chegar à loucura.

Volte a valorizar o que realmente importa. O que importa? Se você conversar com alguém de 90 anos, ela não dirá: “eu me arrependo tanto de não ter andado mais na moda”. “Eu me arrependo tanto de não ter assistido àquele show”. Você vê que eles se arrependem, na verdade, de não ter dado tempo para o que importa. “Eu me arrependo de não ter cuidado da minha saúde, da minha condição espiritual para com Deus, de não ter dado tempo para a minha família”.

Lembre-se da história das duas irmãs Marta e Maria, na Bíblia (Lucas 10). Marta estava preocupada, ansiosa, atarefada (e ninguém pediu isso para ela, foi ela mesma quem se cobrou por causa do receio da opinião dos demais sobre ela como anfitriã). Mas Jesus disse para ela: “Marta, você não está se importando com o que importa”.

Cuide daquilo que importa: a sua vida com Deus, a Palavra de Deus, seu casamento, sua saúde (espiritual e física). Talvez, você terá a sensação de que estará ficando para trás vendo as pessoas correndo. Você será tentando a entrar nesse carrossel. Mas resista. Isso só vai aumentar a sua ansiedade e vai lhe levar à insanidade.

Medite nisto e assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso