thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A PIOR FORMA DE MORRER (E A MAIORIA VAI ASSIM)

Certa vez, alguém disse que as únicas duas coisas certas na vida são a morte e os impostos. Nesse vídeo, explico qual é a melhor e a pior forma de morrer

Alguém disse: “as únicas duas coisas certas na vida são: a morte e impostos”. Hoje, eu não vou falar de “impostos”, eu vou falar da “morte”.

Você sabe qual é a pior maneira de morrer? Pense um pouco. Muitas pessoas falam: “que forma horrível que fulano perdeu a vida”. Qual é a pior forma? É afogado? Assassinado com tiro? Suicídio? Um acidente? Uma doença terminal?

O Senhor Jesus falou sobre isso, dirigindo-Se para os religiosos: “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8:24).

A pior forma de morrer é com os pecados não resolvidos, não perdoados. Porque, em um ponto de vista físico, o corpo vai desaparecer. Não importa o tipo de morte, ele vai virar pó. Então, a consequência da forma de morte dura pouco. A pessoa que morre nos seus pecados é a pior morte, porque esse tipo de morte vai fazer com que ela sofra a segunda morte, que a Bíblia descreve como a eternidade longe de Deus.

Para você ter uma pequena ideia do que isso significa, se você acha que o mundo hoje está difícil (porque há muita injustiça, violência, coisas erradas acontecendo, guerras, doenças), pense que, apesar de tudo estar piorando, a presença de Deus ainda está aqui, o Espírito Santo ainda está aqui. Há trevas no mundo? Sim, mas ainda há os que são luz, a Igreja. Há, igualmente, a Palavra de Deus e o Espírito Santo.

A Bíblia diz que, um dia, o Espírito Santo vai ser tomado, como a Igreja vai ser tomada. E, certamente, a Bíblia vai ser extinta, porque a humanidade não vai mais querer a Palavra de Deus. E com o Espírito Santo e a Igreja longe daqui, então, as pessoas estarão como elas sempre quiseram: livres de Deus.

Ora, se o mundo do jeito que está já te traz uma angústia, mesmo com a presença de Deus aqui, você pode imaginar o que é o lago de fogo, em densas trevas, escuridão, com tudo e todos que rejeitaram Deus?

Foi por isso que o Senhor Jesus falou sobre “morrer nos pecados”. Mas isso não é o que Deus quer para as pessoas. Preste atenção: Deus não quer que ninguém vá para o inferno e é por isso que Ele está pregando e deu o Filho dEle. Mas se as pessoas escolherem a condenação, Ele vai cumprir o desejo delas. Se elas não O quiseram em vida, Ele não vai Se impor sobre as pessoas pela eternidade.

Talvez, você diga: “como eu sei que estou vivendo no pecado?” Todo ser humano sente culpa. Todo ser humano tem o desejo de, olhando para trás, fazer diferente do que fez. “Se eu pudesse fazer de novo, eu não teria tratado o meu filho daquela forma”. Todo ser humano poderia fazer uma lista do que faria diferente.

E aquelas pessoas que batem no peito dizendo “eu não me arrependo de nada” estão cometendo o pior pecado, que é o orgulho.

Todos carregam culpa, sabem o que é pecado e almejamos justiça. Veja que estou falando de conceito universais (não importa a cultura, a época, a religião). Todo ser humano almeja um mundo melhor. E de onde vem esses desejos? Isto vem do que está programado dentro de nós. Em nosso interior, nós sabemos que a vida não é só isso. Não faz sentido ser só isso.

E é exatamente por esse entendimento que nós temos consciência do pecado. E se você tem consciência de que você errou, você está em dívida. Quando você aparecer diante de Deus, você também estará devendo, porque você cometeu pecados. Foi por isso que o Senhor Jesus disse: “se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados”.

Esse “crer em Quem eu sou” é: “Eu estou dando a Minha vida como pagamento pelos seus pecados. Eu resolvo a sua dívida. Eu jogo os seus pecados no mar do esquecimento. Tudo o que Eu preciso, para você se beneficiar disso, é que você creia em Mim. Se você decidir viver de acordo com a Minha Palavra daqui para frente, Me confessar diante dos homens, Eu vou lhe confessar diante do Pai”.

Ou seja, quando você morrer, diante do Trono, no Juízo Final, o Senhor Jesus vai dizer: “Pai, Eu conheço este aqui. Ele creu em Mim. Os pecados dele estão resolvidos”.

Só quem já foi absolvido em um tribunal sabe a sensação de ser considerado perdoado com a Justiça.

Mas aqueles que morrerem em seus pecados, infelizmente, terão a pior morte de todas. E eu oro muito para que esse não seja o seu caso.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso