thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

3 VEZES EM QUE A CRUZ SE TORNA VÃ HOJE (veja se você faz isto)

Como você enxerga a cruz? Um símbolo? Um acessório? Ou o maior evento da história da humanidade?

3 vezes em que a cruz de Cristo se faz vã (ou seja, sem significado). O apóstolo Paulo já falava sobre a vaidade da cruz (quando a cruz se tornou um objeto sem valor).

“Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã” (1 Coríntios 1:17).

Assim, já na época do apóstolo Paulo, havia pessoas que não tiravam proveito do significado da morte do Senhor Jesus na cruz. E ainda hoje, mais ainda, há pessoas que vivem em total indiferença ao que ocorreu na cruz. Vou lhe dar 3 exemplos de como isso acontece hoje, embora existam vários.

1) Quando a cruz se torna um mero acessório.

Algo que a pessoa usa no corpo como enfeite. Eu não estou dizendo que é errado você ter uma cruz vazia, mas, talvez, a pessoa tenha um colar ou uma tatuagem da cruz e aquilo é algo apenas religioso, vazio do real significado. Por exemplo, a cantora Madonna foi quem começou a explorar o sinal da cruz em shows como marketing. Então, é um exemplo de como a cruz se faz, hoje, um mero acessório e, por isso, vã na vida de certas pessoas.

2) Quando a cruz é usada apenas como um símbolo religioso.

Por exemplo, fazer o sinal da cruz não tem base bíblica. Ou quem coloca a cruz em frente de casa como uma espécie de proteção. Há filmes que mostram pessoas colocando uma cruz na face do vampiro para espantá-lo. Essas ideias mostram a vaidade da cruz na vida das pessoas. O diabo não teme o símbolo, o objeto. Inclusive, ele profana esse objeto por meio dos servos dele. A cruz não deve ser usada como um objeto religioso.

3) Quando ela é usada apenas como um símbolo sem o entendimento do que ela simboliza.

Muita gente toma a cruz apenas como um símbolo sem entender o profundo significado dela. Ou seja, a pessoa continua doente, perdida, com medo da morte, vivendo uma vida errada, miserável, com a família destruída. Tudo o que o Senhor Jesus veio fazer para resgatar a pessoa não acontece, porque ela não compreende o valor daquilo. Para esta pessoa é como se o Senhor Jesus tivesse morrido em vão.

Desse modo, eu penso assim: o Senhor Jesus deixou o Céu, veio ao mundo, tornou-Se homem, pacientemente passou pela infância e adolescência, aos 30 anos iniciou o ministério, foi batizado no Rio Jordão, e, na última semana de Sua vida aqui, Ele disse: “Para esta hora, Eu vim”. Quer dizer: Ele deixou o Céu e passou 33 anos e meio só para um momento. Foi a morte dEle na cruz.

O mínimo que devemos é fazer um esforço para tentarmos entender esta mensagem para que não seja algo em vão para nós.

Assista ao vídeo acima e pense sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso