Rede aleluia
3 VEZES EM QUE A CRUZ SE TORNA VÃ HOJE (veja se você faz isto)
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 28 de Março de 2023 - 15:00


3 VEZES EM QUE A CRUZ SE TORNA VÃ HOJE (veja se você faz isto)

Como você enxerga a cruz? Um símbolo? Um acessório? Ou o maior evento da história da humanidade?

3 vezes em que a cruz de Cristo se faz vã (ou seja, sem significado). O apóstolo Paulo já falava sobre a vaidade da cruz (quando a cruz se tornou um objeto sem valor).

“Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã” (1 Coríntios 1:17).

Assim, já na época do apóstolo Paulo, havia pessoas que não tiravam proveito do significado da morte do Senhor Jesus na cruz. E ainda hoje, mais ainda, há pessoas que vivem em total indiferença ao que ocorreu na cruz. Vou lhe dar 3 exemplos de como isso acontece hoje, embora existam vários.

1) Quando a cruz se torna um mero acessório.

Algo que a pessoa usa no corpo como enfeite. Eu não estou dizendo que é errado você ter uma cruz vazia, mas, talvez, a pessoa tenha um colar ou uma tatuagem da cruz e aquilo é algo apenas religioso, vazio do real significado. Por exemplo, a cantora Madonna foi quem começou a explorar o sinal da cruz em shows como marketing. Então, é um exemplo de como a cruz se faz, hoje, um mero acessório e, por isso, vã na vida de certas pessoas.

2) Quando a cruz é usada apenas como um símbolo religioso.

Por exemplo, fazer o sinal da cruz não tem base bíblica. Ou quem coloca a cruz em frente de casa como uma espécie de proteção. Há filmes que mostram pessoas colocando uma cruz na face do vampiro para espantá-lo. Essas ideias mostram a vaidade da cruz na vida das pessoas. O diabo não teme o símbolo, o objeto. Inclusive, ele profana esse objeto por meio dos servos dele. A cruz não deve ser usada como um objeto religioso.

3) Quando ela é usada apenas como um símbolo sem o entendimento do que ela simboliza.

Muita gente toma a cruz apenas como um símbolo sem entender o profundo significado dela. Ou seja, a pessoa continua doente, perdida, com medo da morte, vivendo uma vida errada, miserável, com a família destruída. Tudo o que o Senhor Jesus veio fazer para resgatar a pessoa não acontece, porque ela não compreende o valor daquilo. Para esta pessoa é como se o Senhor Jesus tivesse morrido em vão.

Desse modo, eu penso assim: o Senhor Jesus deixou o Céu, veio ao mundo, tornou-Se homem, pacientemente passou pela infância e adolescência, aos 30 anos iniciou o ministério, foi batizado no Rio Jordão, e, na última semana de Sua vida aqui, Ele disse: “Para esta hora, Eu vim”. Quer dizer: Ele deixou o Céu e passou 33 anos e meio só para um momento. Foi a morte dEle na cruz.

O mínimo que devemos é fazer um esforço para tentarmos entender esta mensagem para que não seja algo em vão para nós.

Assista ao vídeo acima e pense sobre o assunto.


3 VEZES EM QUE A CRUZ SE TORNA VÃ HOJE (veja se você faz isto)
  • Bispo Renato Cardoso 


reportar erro