thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

2 DIMENSÕES DA VIDA QUE VOCÊ PRECISA SABER

Não tente resolver no campo físico, aquilo que só é resolvido no campo espiritual. Utilize a estratégia certa!

Nós vivemos em várias dimensões ao mesmo tempo. Vivemos na dimensão física (que é o que vemos, sentimos, tocamos) e também na dimensão espiritual. Existem outras dimensões, mas eu não vou me estender aqui.

Vamos tratar dessas duas dimensões: física e espiritual. Elas acontecem paralelamente, elas coexistem. E o ser humano é a maior prova disso, porque nós somos matéria e também espírito.

Por que é importante compreender isso?

Porque existem problemas que têm origem em uma dimensão, mas a pessoa tenta resolver na outra dimensão.

Vou dar um exemplo bíblico. A Palavra de Deus fala de um pai que foi buscar a ajuda dos discípulos do Senhor Jesus, porque o filho estava perturbado.

“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-Te o meu filho, que tem um espírito mudo; e este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos Teus discípulos que o expulsassem, e não puderam” (Marcos 9:17,18).

Então, o Senhor Jesus chamou o rapaz, que caiu por terra.

“E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-Lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se Tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:21-23).

Aqui, o Senhor Jesus mostrou a superioridade da dimensão da fé. A fé é transcendente. Ou seja, ela transcende o espiritual e também atua no material. A fé pode todas as coisas. Ela é uma arma espiritual. Ela existe na dimensão espiritual, mas ela tem supremacia no material também.

É por isso que quem exercita a fé tem mais sucesso na saúde, por exemplo. Até os médicos sabem da importância do paciente crer na cura para que o tratamento dê certo.

“E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9:24).

É algo conflitante o que ele diz. Mas é porque ele confundia a crença com o desejo. Ele queria que o menino fosse liberto, mas ele estava com aquele rapaz há tanto tempo assim (desde criança) que ele já estava perdendo as esperanças. Então, havia dúvida. Misturava o desejo de ver o filho bem com a dúvida sobre a possível recuperação dele.

E há muitas pessoas assim: elas querem crer, mas já sofrem há tanto tempo que questionam. Porém, o pai daquele rapaz fez um pedido inteligente: “ajuda-me na minha incredulidade”. E o Senhor Jesus considerou a sinceridade daquele pai.

“E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou” (Marcos 9:25-27).

Então, o menino tinha um problema físico. Além das convulsões, agressividade, desmaios, o menino era mudo e surdo. Pelos moldes atuais, o menino seria considerado louco. Eles dariam remédios fortes para a pessoa, a internariam e a pessoa ficaria ali. Mas o problema daquele jovem era espiritual. Expulsando o espírito maligno da vida dele, o jovem voltou ao normal. Nós vemos, aqui, como as duas dimensões se cruzam (a física e a espiritual).

Você precisa ter uma visão espiritual da vida para que não desperdice os seus esforços só na dimensão física. Talvez, você esteja à base de remédios fortes ou se considera sem sorte no amor por não dar certo com alguém. Então, você tem que entender que o seu problema pode ter origem no campo espiritual e, assim, todos os seus esforços no campo físico vão fracassar e o problema vai continuar.

Assista ao vídeo acima e compreenda isso.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso