Profetas da Bíblia: Obadias

A mensagem desse profeta ainda se aplica nos dias de hoje

Imagem de capa - Profetas da Bíblia: Obadias

A história do profeta Obadias está relacionada com a gravidez de Rebeca, esposa de Isaque, filho de Abraão.

Porque, quando Isaque se casou com Rebeca, ela não podia lhe conceder filhos, pois, era estéril. Então, depois de muitas orações, Deus abençoou Rebeca com gêmeos (Gênesis 27.36-41). E a Bíblia conta que os dois meninos lutavam dentro de sua barriga.

Então, Rebeca questionou ao Senhor o motivo daquilo acontecer. Ele lhe respondeu:

E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gênesis 25.23

Tempos mais tarde, essa revelação de Deus se cumpriu: Jacó originou o povo de Israel e Esaú gerou o povo de Edom, ao sul do Mar Morto.

Esses dois povos se tornaram inimigos, porque, de tempos em tempos, os edomitas atacavam e saqueavam Judá.

É nesse contexto que surge o profeta Obadias, porque, ele foi usado pelo Senhor para transmitir uma mensagem de julgamento aos edomitas, dizendo que eles seriam destruídos, por causa dessa maldade. Há pistas, no texto desse profeta, de que ele foi contemporâneo do cativeiro do Reino de Judá na Babilônia. Tanto que por meio do livro dele vemos que os edomitas ficaram felizes com o cativeiro ao qual o povo hebreu foi submetido nessa época. Eles também ajudaram a Babilônia a atacar Jerusalém, em 587 antes de Cristo (a.C.).

Os edomitas tinham uma grande vantagem sobre Israel, porque eles habitavam em uma fortaleza firme nas montanhas (imagem acima), o que dificultava o acesso de inimigos. Por causa disso, eles acreditavam que jamais seriam destruídos.

Essa situação dos edomitas é similar à daquelas pessoas que confiam apenas em sua capacidade humana, em seu dinheiro e vivem unicamente concentradas nesse mundo terreno. Elas esquecem-se de que a humanidade é dependente da misericórdia do Altíssimo.

Igualmente ocorre com as pessoas que não aceitam as orientações do Senhor Jesus. Elas querem viver suas vidas da maneira como bem entendem. Contudo, mais cedo ou mais tarde, essas pessoas terão de enfrentar as consequências dessa atitude.

Deus ainda alerta os edomitas de que a persistência deles em fazer o mal, trará para eles a destruição. Esse fato se cumpriu em 553 a.C., quando o rei Nabonido, da Babilônia, exterminou Edom. Hoje, nesse local há apenas ruínas, vestígios do que um dia esse povo foi.

É interessante notar que Obadias também fala que no futuro Deus estabeleceria o Seu reino junto a todos os povos. Essa profecia se relaciona com a mesma do profeta Amós, que foi cumprida quando o Senhor Jesus Se sacrificou na cruz e estendeu a Salvação para os judeus e os gentios (não judeus).

Profetas da Bíblia

Cada profeta da Bíblia foi inspirado por Deus para trazer uma mensagem de edificação para a nossa vida. Por isso, aqui no Universal.org você encontra a série “Profetas da Bíblia” que reúne a história desses homens de fé. Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock