Unigrejas e Grupo da Saúde formam mais 400 capelães em Campinas, interior de SP

Eles são voluntários capacitados formalmente para tranquilizar e ajudar as pessoas a superarem uma fase difícil. Conheça abaixo

Imagem de capa - Unigrejas e Grupo da Saúde formam mais 400 capelães em Campinas, interior de SP

Você já ouviu falar sobre a capelania? Em tempos difíceis, como os que estamos passando, as pessoas tendem a buscar palavras de conforto e apoio espiritual.

Esse é o papel desenvolvido pelos capelães. Eles são voluntários capacitados formalmente para tranquilizar e ajudar as pessoas a superarem uma fase difícil e os momentos de dor que acontecem na vida.

Só para ilustrar o problema que enfrentamos, é importante lembrar que a pandemia do novo coronavírus tem gerado um grande estresse na sociedade.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, de 44.062 pessoas entrevistadas em uma pesquisa, 40% estão tristes e deprimidas. Além disso, 18% afirmam estarem bebendo mais na quarentena. Por isso, a atividade desses voluntários é importante.

400 novos capelães hospitalares

Assim, recentemente, a Unigrejas e o Grupo da Saúde formaram mais 400 novos capelães hospitalares na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

O trabalho realizado pelo Grupo da Saúde – dirigido pelo Bispo Eduardo Ribeiro – dentro dos hospitais, tem sido feito com muita excelência, prestando assistência aos pacientes, familiares e também aos profissionais da saúde.

Principalmente, nesse momento de pandemia, em que as pessoas têm ficado aflitas, as mensagens de fé levadas por esses voluntários ajudam não somente os pacientes, como também familiares e amigos.

Vale acrescentar que os voluntários recebem uma capacitação técnica para a atividade. Portanto, eles possuem o preparo adequado para a atuação em campo.

Igualmente, na cerimônia de formatura, foi ressaltada a importância de se realizar o trabalho dentro das normas exigidas pelo Governo e pelo Ministério da Saúde.

Esteve presente também, nesse momento especial, o Bispo Eduardo Bravo, presidente da Unigrejas.

Saiba mais

Para conhecer mais sobre a capelania hospitalar desenvolvida pelo Grupo da Saúde, clique aqui. Acompanhe também as atualizações da Unigrejas.

(*) Com informações da Unigrejas.

imagem do author
Colaborador

Da Redação (*) / Foto: Cedida