10 dos principais sintomas que caracterizam a depressão

Durante a pandemia, o isolamento tem provocado um efeito colateral na população

Imagem de capa - 10 dos principais sintomas que caracterizam a depressão

A população mundial tem enfrentado tempos difíceis com a pandemia do novo coronavírus.

Recentemente, o secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, levantou o tema: “Mesmo quando a pandemia estiver sob controle, luto, ansiedade e depressão continuarão afetando a população. Após décadas de negligência e subinvestimento em serviços de saúde mental, a pandemia de COVID-19 agora está atingindo famílias”.

Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o isolamento social está gerando efeitos colaterais na sociedade. Entre 24 de abril e 8 de maio, foram ouvidas cerca de 44 mil pessoas em todo o Brasil. Dessa amostra, 40% se sentem tristes e deprimidas. Já a ansiedade e o nervosismo fazem parte de 54%. Assim, o diagnóstico foi: um aumento na depressão, ansiedade e consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Outra pesquisa que colocou holofotes sobre o problema, foi apresentada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela indicou que a depressão duplicou entre os brasileiros, durante a quarentena.

O que fazer?

Durante a programação “Inteligência e fé“, o Bispo Renato Cardoso observou que há casos em que a pessoa não consegue identificar a presença de transtornos emocionais e mentais, depressão ou síndrome do pânico, por exemplo.

Então, ele apresentou 10 dos principais sintomas que caracterizam a depressão. São eles: irritação constante; dificuldade de concentração; mau humor ou desânimo persistente; aperto no peito, angústia ou tristeza; sentimento de inferioridade ou incapacidade; falta ou excesso de sono; comer por ansiedade ou falta de apetite; perda de interesse pela vida; falta  de perspectiva para o futuro; pensamentos insistentes de morte. Confira no vídeo abaixo:

Se você tem enfrentado os problemas acima, participe, nesta sexta-feira, do tratamento que acontece no Templo de Salomão ou você pode acompanhar, ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube).

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.

Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.

Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.

Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images