Aumenta o consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena

As circunstâncias da pandemia podem trazer novos problemas assim como agravar outros já existentes. Conheça o Tratamento para a Cura dos Vícios

Imagem de capa - Aumenta o consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas questões alarmantes ganham mais atenção. Por exemplo, o desenvolvimento de transtornos como ansiedade, depressão e o uso abusivo de álcool. Estudos em vários países confirmam o aumento do consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena. Alguns indicam que isso acontece em consequência de circunstâncias como ficar dentro de casa por tempo indeterminado e lidar com problemas financeiros.

Uma pesquisa, publicada recentemente no periódico científico Asian Journal of Psychiatry, identificou que moradores de Hubei (província chinesa onde o vírus surgiu), apresentaram elevação dos índices de ansiedade, depressão e também do uso perigoso e nocivo de bebidas alcoólicas. Entre 1.074 entrevistados, 29,1% relataram “beber perigosamente”. Ademais, 9,5% admitiram uso “nocivo” de bebida alcoólica e 1,6% se disseram dependentes de álcool.

No Brasil, um estudo do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), revelou alterações de comportamento na população brasileira durante a quarentena. 44.062 pessoas responderam a um questionário online entre 24 de abril a 8 de maio. Do total, 18% relataram estar bebendo mais. Desses, 26% têm entre 30 a 39 anos. Os entrevistados associam a condição à frequência com a qual sentem tristeza e ansiedade.

A pesquisa foi feita em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Falsa e momentânea sensação de alívio

As circunstâncias da pandemia podem trazer novos problemas, assim como agravar outros já existentes. Muitas pessoas estão enfrentando o medo e a angústia, aumentando o consumo de álcool – e outras substâncias químicas – que trazem uma falsa e momentânea sensação física de alívio para os problemas.

Contudo, o álcool não traz benefício algum para a saúde, nem física nem mental. Aliás, ele é responsável por diminuir a capacidade do sistema imunológico ao combate às infecções.

Tratamento para a cura dos vícios

Se você está cansado de sofrer com os problemas que o levaram até a bebida, ou com os problemas que o vício causou a você, e também a sua família, a Universal desenvolveu o Tratamento Para a Cura dos Vícios. O Tratamento é procurado por milhares de pessoas que já buscaram ajuda em diversos locais, sem resultado positivo.

Assista abaixo ao programa Cura dos Vícios e veja exemplos de quem se livrou dos vícios:

Conheça mais sobre o Tratamento, clicando aqui. Você pode participar de uma reunião que acontece todos os domingos – seguindo todas as medidas solicitadas pelo Ministério da Saúde para proteção contra o contágio da COVID-19, – ou acompanhe, ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube).

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Getty Images