Entrelinhas: não descuide da saúde mental durante a pandemia

Programa deste domingo último (31) abordou sobre a maneira de passar por esse período de uma forma mais equilibrada

Imagem de capa - Entrelinhas: não descuide da saúde mental durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus tem afetado a saúde das pessoas em vários sentidos. De acordo com o Ministério Público (MP) de São Paulo, a violência contra a mulher cresceu nessa fase de isolamento. Um levantamento feito pelo próprio órgão verificou que apenas no mês de março o aumento foi em 30%.

E não apenas isso, o consumo de cerveja e de cigarro também aumentou consideravelmente durante a quarentena, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar que os países limitem a venda de bebida alcoólica. No Brasil, exceto pelo fechamento dos bares nessa fase, não há política de restrição de vendas.

Outro dado alarmante aponta que o número de pessoas desempregadas aumentou em todas as regiões do País durante o primeiro trimestre deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse período contou com mais de 1,2 milhão de pessoas a mais na fila do desemprego.

Saúde mental afetada

A situação do mundo em decorrência da pandemia tem desestabilizados milhares de pessoas. Por isso, durante o programa Entrelinhas deste domingo, dia 31 de maio, o Bispo Renato Cardoso, ao lado do Bispo Adilson Silva, falou sobre o impacto e os efeitos colaterais da quarentena na vida das pessoas e, sobretudo, qual a maneira de passar por tudo isso de uma forma mais equilibrada.

“Você tem que vigiar o que você consome, você tem o controle remoto em suas mãos e não pode perder de vista as outras coisas que estão acontecendo ao redor, ainda que ninguém esteja falando. A Palavra de Deus nos ensina a ser prudentes”, salientou o Bispo Renato.

Parecer médico

O programa contou com a participação online da médica psiquiatra Renata Angelini, diretamente da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo ela, o que alimentamos na mente reflete em nossas emoções. Inclusive, a médica ressaltou o fato dos noticiários falarem sobre o número de mortes e infectados, no entanto, não falar com tanta abrangência dos recuperados.

Na oportunidade, a especialista contou de que forma a fé a ajudou na época em que os pensamentos de suicídio a atormentavam e como conseguiu a resolução para sua depressão sem o uso de medicação. “Deus é a notícia positiva, Ele planta semente de paz, eliminando as toxinas negativas”, salientou Renata.

Território fértil  

Além dela, o médico psiquiatra Davi Vidigal, de Santa Catarina, região sul do País, também fez suas considerações. “A nossa mente é um território muito fértil e tudo o que se planta, nasce. Poucas pessoas aproveitam seu tempo para buscar um ofício novo, buscar paz interior e se enquadrar no mercado de trabalho”, salientou ele.

Assista ao vídeo abaixo ao programa Entrelinhas na íntegra e confira de que forma os impactos do novo coronavírus podem ser minimizados:

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução