São Paulo tem 42% dos inquéritos de suicídio de adolescentes

Levantamento do Ministério Público do estado é em razão da campanha Setembro Amarelo

Imagem de capa - São Paulo tem 42% dos inquéritos de suicídio de adolescentes

Levantamento do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), feito em razão do “Setembro Amarelo”, mostrou que a cidade paulista tem 42% dos inquéritos penais de suicídio de adolescentes no estado. Dos 965 casos de indução ou instigação ao suicídio, 406 ocorreram na capital. O estudo abarca os casos entre jovens de 12 a 18 anos, desde 2008, um período de pouco mais de 13 anos. Outro recorte foi o gênero das vítimas: 60,8% eram do sexo masculino.

Em entrevista ao R7, o secretário especial de Políticas Criminais do MP-SP, Arthur Pinto de Lemos Júnior, comentou que é essencial reprimir esse tipo de delito – induzir, instigar ou prestar auxílio ao suicídio (conforme previsto no artigo 122 do Código Penal). A pena é de até seis anos e pode ser duplicada. “Dessa forma, os promotores de Justiça dão a sua cota de contribuição na defesa do mais precioso dentre todos os bens jurídicos: a vida”, disse.

Setembro Amarelo

A campanha do “Setembro Amarelo” é muito importante para conscientizar e levantar as questões acerca do suicídio, principalmente entre os mais jovens. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, o país registra mais de 13 mil suicídios por ano — mas a quantidade pode ser ainda maior, em consequência da subnotificação. Cerca de 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, dentre os quais destaca-se a depressão.

Frente a este cenário, diversos grupos sociais da Universal têm realizado ações em todo o Brasil e outros países neste mês. A exemplo das ações “SOS VIDA” realizadas pelo grupo Depressão tem Cura (DTC).

No final de semana dos dias 11 e 12 de setembro, voluntários saíram às ruas, em todo o Brasil, para levar apoio a todos que sofrem com depressão, ansiedade e até mesmo com a vontade de tirar a própria vida. Veja como foi.

Além disso, uma ação nas estações de metrô de São Paulo está sendo realizada por voluntários do projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU), chamada “Cantinho do desabafo“.

Ademais, passeatas na Av. Paulista e em todas as capitais brasileiras, no dia 19 de setembro último, alertaram para aumento de casos de suicídio no Brasil. Durante o evento, 3 milhões de cartas foram distribuídas informando os canais de contato para quem precisa de ajuda.

A fé no combate às aflições

A fé tem um importante papel como ferramenta no combate às aflições da alma. Se você, ou alguém da sua família, está precisando de ajuda, participe, ainda hoje, de um encontro de fé. E, fique livre de tudo o que impede a sua paz e a dos seus familiares.

Participe das reuniões às sextas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima.

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock, Demetrio Koch e cedida