SOS Vida : campanha contra a depressão e o suicídio ajuda milhares de pessoas

Voluntários do grupo “Depressão tem Cura” promoveram ações para alcançar os sofridos em todo o País

Imagem de capa - SOS Vida : campanha contra a depressão e o suicídio ajuda milhares de pessoas

Desde 2015, o Brasil instituiu setembro como o mês da prevenção e do combate ao suicídio. Chamado de Setembro Amarelo nesta época são realizadas campanhas e ações que conscientizam sobre as causas e como evitar que as pessoas cheguem ao ato extremo de tirar a própria vida.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano. Só no Brasil foram registrados 13.467 casos, a grande maioria entre homens. Os números da publicação apontam que a taxa global de suicídio foi de 10,5 por 100 mil habitantes.

Sabendo da gravidade da situação, na manhã deste sábado (11), voluntários do grupo Depressão tem Cura (DTC), da Universal, saíram às ruas para promover a campanha SOS Vida, para levar apoio a todos que sofrem com depressão, ansiedade e até mesmo com a vontade de tirar a própria vida.

Em São Paulo, as ações aconteceram simultaneamente na Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Pátio Paulista, no Monumento às bandeiras em frente ao Parque do Ibirapuera e no Vale do Anhangabaú.

Quem passava por essas vias famosas da capital paulista recebeu um folheto explicativo sobre o evento e também um exemplar do livro “Eu venci a depressão”, que conta a história da médica Eunice Higuchi, que superou a doença.

Pelas ruas da cidade

Dentre muitos que passavam pela Avenida Paulista, estava Raissa Marão, 20 anos. A jovem estudante foi uma das pessoas que pararam para receber uma orientação e ajuda espiritual. Ela ressaltou a importância deste tipo de ação em prol daqueles que sofrem com o mal do século.

“Trabalho como este sempre são importantes de acontecer, principalmente em um mês como este, quando o tema depressão e suicídio são bastantes falados. Acredito que ações como está ajudam as pessoas a encontrarem a saída”, comentou.

Combate aos números crescentes de suicídio

A publicitária, Ana Cláudia Marciano, de 53 anos, ( foto ao lado) quase entrou para a estatística daqueles que perderam a batalha para a depressão. Desde os 30 anos, ela passou por diversos especialistas entre psicólogos e psiquiatras.

“Surgiu de repente o desejo de morte, ansiedade, mal-estar, tremedeira. Meus pais precisavam chamar os médicos para conseguir me tirar da cama. Tomei muitos remédios e tive muitos efeitos colaterais, mas não adiantava. Minha vida não tinha brilho”, relata.

A cura pela fé

Apesar de buscar ajuda na ciência por diversas formas, a cura tão esperada só veio por meio da fé. “Em pouco tempo, depois de procurar ajuda na Universal, vi a diferença. Foi muito rápido. Não tenho mais angústia no peito. E isso não tem dinheiro que compre. Tenho paz interior, vontade de viver”, comemora.

E ainda ressalta:

“As ações do grupo Depressão tem Cura são muito importantes, pois ninguém consegue sair da depressão sozinho, todos precisam de ajuda. Hoje eu sei o que essas pessoas passam. E elas vendo que eu fui curada, já é um estímulo para que acreditem que tem jeito também”, disse.

O pastor Jeferson Garcia, atual responsável pelo DTC no Brasil ressaltou:

“Esse grupo tem atuado fortemente contra a depressão todos os dias do ano, mas, em setembro, nós realizamos a campanha SOS Vida, que visa levar as pessoas a mais uma oportunidade delas verem que não estão sozinhas e que podem sim receber ajuda por meio de pessoas que sofreram com a depressão, tiveram esses problemas e venceram”, explicou.

As ações continuam neste domingo (12) em todo o território nacional.

Confira no vídeo abaixo a reportagem sobre o tema exibida pelo Jornal da Record:

Veja mais imagens da ação na avenida Paulista abaixo:
imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques e Isabel Tavares / Foto: Demetrio Koch