Uma palavra pode salvar uma vida

Passeata do projeto Help acontece em todos os estados para conscientização sobre o suicídio

Imagem de capa - Uma palavra pode salvar uma vida

O mês de setembro foi escolhido para conscientizar a população brasileira sobre a prevenção ao suicídio. A Força Jovem Universal (FJU), por meio do Projeto HELP, abraçou esta causa e durante este mês realizou e realizará diversas ações sobre o assunto.

Mas especialmente nos últimos dias 18 e 19 realizou a passeata nacional “Uma palavra pode salvar uma vida”. Em todos os estados, milhares de jovens andaram pelas principais avenidas com cartazes e distribuindo cartas com frases motivacionais. Além disso, realizaram pontos de imunização emocional: um local para todos que precisassem desabafar e ouvir uma palavra de ânimo.

“Nosso objetivo foi levar a consciência de que não basta imunizar o corpo: é necessário a imunização emocional para combater os males que afetam a saúde mental”, explica o Pastor Cadu Souza coordenador nacional do Projeto HELP.

Ele também informou que em todo o País foram distribuídas 3 milhões de cartas e mais de 100 mil jovens participaram do movimento. Em muitos locais o momento também contou apresentações artísticas como música ao vivo e dança.

Transmissão ao vivo

Na capital de São Paulo, milhares de voluntários passaram pela Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e a maior concentração foi em frente ao MASP.

Assim, foi de lá que o Mídia transmitiu uma live, disponível nas redes sociais do grupo, que contou com a participação de diversos estados, como Goiás, Espírito Santo e Ceará. Todos puderam conferir depoimentos de jovens que venceram as doenças da alma, o desejo de suicídio e hoje são voluntários no projeto.

Acolhimento

O efeito desta grande ação não poderia ser outro: pessoas de todo o País relataram a surpresa e alegria em receber o acolhimento dos voluntários.

“Um casal estava passeando no Rio de Janeiro viu a live no Instagram da FJU carioca e percebeu que era bem em frente ao hotel em que estavam. Eles foram ver pessoalmente a passeata, receberam cartas dos voluntários e contaram que elas eram uma resposta para cada momento de sofrimento que eles tiveram nesta semana. Ele estava com depressão, veio ao Rio em busca de paz e a carta que recebeu trouxe essa paz”, conta o Pastor Cadu.

Além disso, nas redes sociais, muitas pessoas dividiram a alegria de participar da ação.

“Recebi uma mensagem linda hoje. Obrigada, o trabalho de vocês é incrível”, escreveu Araceli Nascimento, de Pernambuco. “Estivemos na Paulista e foi incrível. Esta é a importância de ter pessoas que se preocupam com o próximo, foi espetacular, amei cada momento”, comentou Marcia Bias.

Ademais, veja mais ações e saiba mais sobre o grupo curtindo a página oficial no Facebook e seguindo o perfil no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas