Por que Jesus disse que é o “Caminho”, a “Verdade” e a “Vida”?

Entenda a relação dessa afirmação com a estrutura do Tabernáculo de Moisés

Imagem de capa - Por que Jesus disse que é o “Caminho”, a “Verdade” e a “Vida”?

Deus não é adorado por meio de imagens, mas Ele elaborou símbolos para que os seres humanos pudessem compreender melhor a Sua mensagem.
Quando observamos o Tabernáculo, construído para abrigar a Arca da Aliança – que é a representação do Altíssimo entre o Seu povo -, percebemos que toda aquela estrutura apontava para a vinda do Salvador, o Senhor Jesus, a este mundo.
Tanto o Pentateuco da Bíblia quanto os profetas – ou seja, basicamente o Antigo Testamento – fazem referências para o Sacrifício do Senhor Jesus na cruz e a nova aliança entre a humanidade e o Criador.
Leia também: Arca da Aliança retorna ao Templo de Salomão
Foi por esse motivo que o Senhor Jesus, quando esteve em forma de homem, observou:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.” João 14.6
Para compreendermos o que Ele quis dizer, primeiro precisamos entender o que é o “Caminho”, a “Verdade” e a “Vida”.

O Caminho

Nos tempos de Moisés, antes de uma pessoa adentrar o Tabernáculo, havia uma porta que se chamava “Caminho”.
Ao adentrarmos essa porta – ou seja, ao sermos lavados pelo sacrifício do Senhor Jesus na cruz – deixamos o mundo de pecados para trás, para fora do Tabernáculo.
Após essa porta, encontramos o Altar de Bronze, onde no passado as pessoas deixavam uma oferta para o Criador. Ali, Ele nos ensina que a nossa natureza humana também deve morrer.
A Verdade
Então, depois de nos lavarmos, encontramos outra porta: a “Verdade”. O Senhor Jesus veio ao mundo para nos trazer a verdade. Para nos ensinar o verdadeiro caminho de adoração.
No Tabernáculo, após essa porta há outros símbolos que nos conectam ao Altíssimo e que faziam parte da rotina dos sacerdotes. Ali, deveria haver sinceridade e pureza espiritual.

A Vida

E, por último, havia uma terceira porta: a “Vida”. Essa porta era a entrada para o “Santo dos Santos”, dentro do Tabernáculo. Nesse lugar especial – que apenas o sumo sacerdote podia adentrar – habitava a Arca da Aliança.
Na Bíblia, também vemos que somente o Senhor Jesus pode conceder a fonte de água para a vida eterna (João 4.14).
Portanto, o Senhor Jesus esclarece com essa afirmação que apenas por meio dEle podemos adentrar o “Santo dos Santos” para nos tornarmos um santuário que O adora em espírito e em verdade (João 4.23). Por Ele alcançamos a plenitude do Reino dos Céus.

Novela Jesus

A novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45, está retratando a belíssima história do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna. Ao longo do “Jejum de Daniel”, você pode acompanhar essa produção para compreender melhor o Texto Sagrado.
Você também pode visitar a réplica do Tabernáculo de Moisés na área externa do Templo de Salomão. Agende uma visita.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: iStock, Demetrio Koch