O que Jesus fez na segunda-feira da “Semana Santa”?

Ao longo dessa semana, vamos relembrar os últimos dias do Senhor Jesus aqui na terra, os quais trazem lições valiosas

Imagem de capa - O que Jesus fez na segunda-feira da “Semana Santa”?

O Senhor Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade. E essa missão consistia em muitos momentos de vergonha, dor e rejeição para morrer em nosso lugar levando sobre Si os nossos pecados. Para que, ao ressuscitar, tivéssemos, em Seu Nome, a vitória sobre a morte eterna.

Leia também:

Eis o que você precisa saber sobre a crucificação de Jesus Cristo

Por essa razão, Sua última semana aqui na Terra, denominada de “Semana Santa”, é o período mais importante do calendário cristão.

Ela se iniciou com a entrada triunfal do Messias em Jerusalém, onde as pessoas O saudavam com ramos de árvores. Por isso, o evento é conhecido como “Domingo de Ramos”. Dessa passagem, extraímos uma reflexão preciosa que você pode ler clicando aqui.

Já na segunda-feira da “Semana Santa”, o Senhor Jesus foi ao Templo. No caminho, porém, teve fome e ao avistar uma figueira procurou nela frutos e não encontrou. Pois, ainda não era o tempo de dar figos. Contudo, a reação dEle surpreendeu a todos:

“E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os Seus discípulos ouviram isto.” Marcos 11.14

Seguindo viagem, chegou ao Templo e lá encontrou pessoas fazendo um comércio daquele Lugar Santo. A falta de reverência, temor e santidade vista naquelas pessoas fez com que Ele Se irasse contra aquela situação e lançasse todos para fora do Templo.

Assista no vídeo abaixo essa cena que foi ilustrada pela Novela Jesus:

Mas o que estes dois momentos têm a ver entre si?

O Bispo Renato Cardoso explica que a figueira na Bíblia sempre representou a nação de Israel. E assim como o Senhor Jesus foi até aquela árvore, Ele veio a esse mundo físico, à nação de Israel, buscar o fruto que deveria ter sido gerado por aquelas pessoas. Porque, o Deus-Pai tinha plantado, ali, por milênios, desde os tempos de Abraão, o patriarca da fé. Mas, o Deus-Filho não encontrou este fruto. Ao contrário, Ele encontrou uma nação amaldiçoada desde a raiz.

“A raiz no caso eram os próprios religiosos, supostos a dar para a nação uma direção, dar a Palavra de Deus, dar o exemplo para as pessoas, e o que Ele encontrou, logo após ter amaldiçoado a figueira, ali no Templo, os religiosos fazendo da casa de Seu Pai um comércio. Ou seja, o problema estava desde a raiz de Israel. A raiz já estava podre por isso não havia frutos naquela nação”.

E o que isso quer dizer para nós?

O Bispo destaca que Jesus procurou frutos naquela figueira mesmo sabendo que não era a época. E ainda que pareça injusto, não foi, pois, assim como Ele esperava encontrar frutos naquela árvore, também espera que aquela pessoa que é de Deus dê “fruto” tanto no tempo como fora do tempo.

Seguindo a ordem que o próprio Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: “E vos nomeei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” João 15.16

“Quem tem o Espírito de Deus dentro de si dá fruto constantemente. Não existe bom ou mal momento, ao contrário,  quando você tem o Espírito de Deus e está passando por um momento difícil é ali que você dá mais fruto e o seu fruto é mais doce”, ressalta.

Um exemplo disso, dado pelo Bispo Renato, é esse período da quarentena quando não está sendo possível reuniões na maioria das igrejas no país. Mas as pessoas que são de Deus, nesses dias, estão produzindo mais frutos espirituais do que fora da pandemia. Muitos dividem o seu alimento com os necessitados, outros têm tomado para si os cuidados com as despesas da Casa de Deus, vendo a necessidade da Obra. Muitos arriscam a própria vida fazendo os trabalhos sociais, ajudando a quem precisa nos presídios, nas estradas, nas comunidades carentes.

No entanto, aqueles que não davam frutos nem antes da pandemia, muitos menos estão dando agora.

E alerta que da mesma forma, hoje, o Senhor Jesus está vindo e vai procurar frutos em nós e não vai adiantar desculpas se é tempo ou se é fora do tempo. E se não achar estaremos para sempre perdidos amaldiçoados  longe dAquele que veio para nos Salvar.

Então, se avalie: Você tem dado frutos? Você tem sido frutífero com a sua fé?

Semana Santa

Continue acompanhando ao longo dos próximos dias como foi a última semana da vida do Senhor Jesus aqui na Terra. Diariamente, durante a transmissão das reuniões será contado o que o Senhor Jesus fez durante a Sua última semana e qual lição podemos extrair.

Prepare uma garrafa de suco de uva para ser consagrada durante as orações. Ela será usada em dois momentos especiais esta semana. Primeiro, na sexta-feira, também conhecida como a “Sexta-feira da Paixão” que este ano será dia 10 de abril. Nela, um pouco deste suco de uva será usado para marcar os umbrais da porta de entrada da sua casa, do mesmo modo como os hebreus fizeram para se proteger da última praga lançada sobre o Egito (Leia mais no livro de Êxodo 12:7).
E depois, no “Domingo de Páscoa”, dia 12 de abril, onde será realizada a “Santa Ceia no Lar”.

Assista às reuniões que estão sendo transmitidas, ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube), nos seguintes horários:

joao doria

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos; Reprodução R7