Manuscritos arqueológicos descrevem realizações do rei Ezequias

A descoberta demorou mais de 10 anos para ser traduzida. Entenda

Imagem de capa - Manuscritos arqueológicos descrevem realizações do rei Ezequias

Uma recente tradução de inscrições arqueológicas, que descrevem as obras do rei bíblico, Ezequias, comprovam ser essa uma das mais importantes descobertas de Israel de todos os tempos.

Quadro geral:
Foto: Reprodução/Eli Shukron

A tábua de pedra, do tamanho de uma mão, foi encontrada no Parque Nacional da Cidade de Davi, em Israel, em 2007, mas levou mais de 10 anos para os cientistas decifrarem. São eles, o professor Gershon Galil, do Instituto de Estudos Bíblicos e História Antiga da Universidade de Haifa, e Eli Shukron, do Instituto de Investigação Bíblica e História Antiga.

De acordo com informações da CBN News, as inscrições da pedra incluem o nome de Ezequias e também o que ele fez nos primeiros 17 anos do seu reinado.

O que você precisa saber:

Entre as inscrições, está a comissão feita por ele para esculpir a piscina Siloé e Túnel de Siloé, que dá acesso às águas da Primavera de Gihon, também conhecida como “Fonte da Virgem”. Especialistas acreditam que essa realização ajudou a salvar a cidade quando Senaqueribe, rei da Síria, tentou possuí-la, de acordo com a passagem bíblica de II Crônicas 32.2-4.

“Estas são as inscrições reais mais completas que temos, e são mais uma prova de que os reis de Israel e Judá escreveram inscrições reais que indicavam o seu nome e escrituras”, esclareceu Galil.

O cientista também declarou que esses são os primeiros manuscritos bíblicos. “Também apoiam a afirmação de que as escrituras do Livro dos Reis se baseiam em textos provenientes de crônicas e inscrições reais, e que a Bíblia reflete a realidade histórica e não a imaginação”, concluiu ele.

Quem é Ezequias:

Ele foi considerado um dos reis mais importantes de Judá, tendo reinado durante 29 anos. Uma das suas histórias mais lembradas foi quando adoeceu gravemente e orou a Deus pedindo a sua misericórdia. Logo seu clamor foi ouvido e o profeta Isaías avisou que seus dias tinham sido prolongados por mais quinze anos, pelo próprio Deus (Isaías 38).

Leia também:

Turquia: descoberta cidade subterrânea que teria sido abrigo de cristãos perseguidos

Descoberta arqueológica confirma linha do tempo bíblica

Descoberto relato mais antigo sobre a Arca de Noé

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: IStock e Reprodução/Eli Shukron