Hoje é o dia do detento no Brasil

24 de maio marca a reinserção de ex-presidiários ao mercado de trabalho. Saiba como a Universal tem ajudado estas pessoas

Imagem de capa - Hoje é o dia do detento no Brasil

No dia 24 de maio é celebrado o “Dia do detento” no Brasil. A data foi criada em 2008 com o intuito de reinserir ex-presidiários no mercado de trabalho.

Porém, o indivíduo que retorna à sociedade se depara com o preconceito das pessoas, as quais, muitas vezes, os excluem do círculo social e, principalmente, de instituições.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), atualizado no primeiro semestre de 2020, o número de presos monitorados eletronicamente no Brasil já somam 759.518 mil.

No sistema prisional brasileiro, 678.506 estão presos, sem monitoramento eletrônico, 23.563 de Patronato e 5.552 estão sob tutela das Polícias Judiciárias, Batalhões de Polícias e Bombeiros Militares.

UNP e a Ressocialização em meio à pandemia

Diante da pandemia do novo coronavírus, o trabalho dentro dos presídios realizado pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) teve que ser interrompido. A ação foi uma determinação para que se evitasse aglomerações e até mesmo a propagação do vírus entre os detentos e demais pessoas.

Mas, o trabalho evangelístico não se limitou a esta determinação, pois, voluntários pregaram a Palavra de fé por meio de cartas enviadas pelos voluntários. Ajudar os familiares dos detentos também foi um meio de auxílio neste período sombrio, a exemplo de doação de cestas básicas. Tal ação foi denominada como o Delivery Solidário.

Além disso, os voluntários se reuniram em frente aos presídios e realizaram orações pelos presos.

Enfim, apesar de todas as limitações, o trabalho da UNP não parou. Agora, com a liberação das medidas das fases de isolamento em todo o Brasil, os voluntários estão voltando, aos poucos, a realizar a evangelização dentro das penitenciárias.

Ele conheceu o trabalho da Universal ainda preso

Luiz Ricardo Calçada, de 30 anos, hoje é um empresário bem-sucedido e feliz. O rapaz conheceu o trabalho desenvolvido pela Universal dentro de uma penitenciária, onde estava preso há oito anos. No local, ele conta que aceitou um convite de um voluntário da UNP e ali encontrou a liberdade espiritual e física.

Conheça a sua história completa no vídeo abaixo:

O grupo

Milhares de voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) pelo país prestam auxílio aos encarcerados. Essa ajuda se estende também às famílias dos detentos. Quer saber mais a respeito do trabalho do grupo? Clique aqui e acesse a página oficial da UNP no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Istock