Evidências científicas comprovam que meteoro e fogo do céu derreteram Sodoma e Gomorra

As descobertas provam que um "evento catastrófico altamente incomum" aconteceu naquela época

Imagem de capa - Evidências científicas comprovam que meteoro e fogo do céu derreteram Sodoma e Gomorra

Mais uma evidência científica comprova a veracidade bíblica. Desta vez, cientistas na Jordânia descobriram evidências de um enorme meteoro, que explodiu na atmosfera terrestre há quase quatro mil anos. O que explica o relato da Bíblia sobre a destruição de Sodoma e Gomorra.

Em entrevista para a revista Nature, os estudiosos confirmam que as descobertas provam que um “evento catastrófico altamente incomum “aconteceu bem acima de Tell el-Hammam, na Jordânia, local onde estava situada as cidades de Sodoma e Gomorra.”

A catástrofe deixou uma “camada de destruição rica em carvão” no solo, derretendo completamente as cidades. E neste período, cerca de 50 mil pessoas viviam no local e nas áreas vizinhas, segundo os cientistas.

Além disso, o meteoro resultou em fogo caindo do céu – assim como descreve a Bíblia, no livro de Gêneses -, matando os moradores da região e deixando o ambiente inabitável por séculos, devido ao excesso de sal, diz a notícia.

Entenda sobre essa destruição

No livro de Gênesis, a partir do capítulo 19, mostra que Deus destruiu Sodoma e Gomorra fazendo chover “enxofre ardente”. E no dia seguinte, Abraão ao olhar para a região, conseguia ver uma densa nuvem de fumaça subindo da terra, semelhante a uma fornalha.

“Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.” Gênesis 19:24

Em seguida, é descrito como o fogo desmantelou as cidades, matando os habitantes e destruindo toda a vegetação. Da mesma forma também, a esposa de Ló quando olhou para trás foi transformada em uma estátua de sal.

Vale destacar que a destruição de Sodoma e Gomorra foi provocada devido à perversão e ao pecado constantemente praticados pelo povo daquele lugar. E ainda assim, Deus havia prometido a Abraão que se encontrasse alguém fiel e justo morando ali não iria destruir, mas nem sequer uma pessoa se achou. Salvando apenas a família de Ló, por amor a Abraão.

Mais comprovações arqueológicas

Se deseja conhecer outros fatos arqueológicos que apontam para os relatos descritos na Bíblia, confira as demais notícias sobre o tema aqui.

Também é possível assistir, pela plataforma Univer Vídeo, diversas séries que esclarecem questões históricas importantes sobre as Escrituras. Confira!

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock