Onde ficava Sodoma? E Gomorra? Por que essas cidades eram tão mal faladas?

E o que era o Vale do Sidim? Saiba as respostas na coluna 'Gênesis Responde'

Imagem de capa - Onde ficava Sodoma? E Gomorra? Por que essas cidades eram tão mal faladas?

Sodoma e Gomorra estavam localizadas no vale de Sidim, próximo ao mar Morto, no Oriente Médio. Após o retorno de Abrão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram grandes pecadores contra Deus.

Alguns escritos judaicos enfatizam os aspectos de crueldade, falta de hospitalidade com forasteiros, ganância, apego material excessivo, maldades sem precedentes com crianças e imoralidades sexuais inaceitáveis. Uma busca desenfreada pelo prazer próprio, a qualquer custo – inclusive de outras vidas – movida pelo egoísmo e egocentrismo.

O que era o Vale do Sidim?

O Vale de Sidim ocupava uma área circular no extremo sul do mar Morto (também chamado mar Salgado), atualmente submerso pelas suas águas salgadas. A região é chamada em hebraico de Kikkár que significa “bacia”.

Era descrito como um lugar belo, fértil, muito bom para plantios. Além disso, era cheio de poços de betume, substância que era colhida na forma de lodo e usada como cal nas construções.
Cinco cidades-estado faziam parte do Vale de Sidim: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Zoar (também chamada de Bela).

Os tabletes de Ebla (uma proeminente cidade antiga) citam as 5 cidades da planície mesopotâmia, confirmando sua historicidade.

imagem do author
Colaborador

GÊNESIS RESPONDE | Do R7 / Foto: BLAD MENEGHEL/RECORD TV