Crianças com autonomia para escolher o próprio gênero: é justo ou um crime?

O assunto foi discutido no programa Fala Que Eu Te Escuto

Em certos países, já existem leis que determinam que crianças e adolescentes podem escolher o gênero que prefere, independentemente do seu sexo biológico. Mas, afinal: menores de idade, que não têm a mínima noção do que querem no futuro, possuem discernimento para decidir questões tão profundas quanto essa?

Quadro geral:

Para discutir o assunto e debater se permitir que crianças e adolescentes decidam fazer a cirurgia de mudança de sexo, é justo ou um crime, o Fala Que Eu Te Escuto ouviu especialistas.

Em reportagem, o programa – apresentado pelo Bispo Adilson Silva – mostrou que na Austrália, a justiça permitiu a cirurgia de redesignação de gênero em uma criança de apenas cinco anos a pedido dos próprios pais.

Já na Escócia, com as novas diretrizes de inclusão, apenas com quatro anos, a criança pode escolher o gênero preferido na escola, sem a necessidade do consentimento dos pais.

Enquanto isso, no Brasil, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, existe um projeto contra a ideologia de gênero. Contudo, teve parecer contrário pela Câmara Municipal de São José dos Campos.

Opinião de especialistas:

Ouvida pelo programa, a psicóloga e especialista em educação sexual Mary Neide Figueiró (foto abaixo) pontuou o quanto é prejudicial e desnecessário informar para uma criança que ela pode escolher o seu gênero.

“Isso é muito sério e complicado, pois a criança ainda está em desenvolvimento, precisa adquirir a maturidade e ser avaliada por uma equipe multidisciplinar, para tomar essa decisão”, ponderou a especialista.

Já para Edilene Helvecio, professora de educação infantil, a ideologia de gênero vai contra a ciência. “As pessoas que criaram essa ideologia querem propor uma verdade acima do que já existe e todo mundo tem que aceitar, mas vai até contra a ciência”, disse ela. 

Clique aqui e assista ao programa na íntegra para conferir a opinião de mais especialistas.

Anote aí:

No documentário “O Vestido Roxo”, disponível na plataforma Univer Vídeo, é mostrada a história real de Walt Heyer, que desistiu de ser trans após fazer a cirurgia de redesignação de gênero.

A produção revela toda crise de identidade vivida por ele e como a fé o fez enxergar o que era realmente melhor para ele. Clique aqui e assine agora para assistir.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock e Reprodução