Centenas de crianças e adolescentes passam por transição de gênero em São Paulo

Dado alarmante levanta questionamento se realmente elas são capazes de tomar uma decisão tão definitiva. Entenda

Imagem de capa - Centenas de crianças e adolescentes passam por transição de gênero em São Paulo

Cem crianças, entre 4 e 12 anos de idade, e 180 adolescentes, de 13 a 17 anos, passam atualmente por transição de gênero no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP).

O que você precisa saber:

De acordo com informações divulgadas pelo Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos), a procura pelo procedimento de transição de gênero na rede pública de saúde é tão grande, que o órgão precisou suspender a triagem no final do ano passado. 

Mesmo que pela lei brasileira a operação de mudança de gênero só possa ser feita a partir dos 18 anos, essa é somente a última etapa do processo. Até lá, as crianças e adolescentes passam por um tratamento hormonal agressivo e bloqueio de puberdade.  

O que analisar:

Esse é um tema crescente no mundo inteiro e levanta o questionamento se crianças e adolescentes possuem autonomia para tomar uma decisão tão definitiva e transformadora na sua vida.

Inclusive, especialistas já alertam sobre o quão perigoso é submeter crianças a um procedimento como esse e muitos casos ao redor do mundo mostram jovens e adolescentes arrependidos de tal decisão.

Veja alguns relatos:
  • “Isso é muito sério e complicado, pois a criança ainda está em desenvolvimento, precisa adquirir a maturidade e ser avaliada por uma equipe multidisciplinar, para tomar essa decisão”, disse a psicóloga e especialista em educação sexual Mary Neide Figueiró
  • “As pessoas que criaram essa ideologia querem propor uma verdade acima do que já existe e todo mundo tem que aceitar, mas vai até contra a ciência”, destacou a professora de educação infantil, Edilene Helvecio.
  • “Como chegamos ao ponto em que quase todas as instituições pediátricas do país consideram como melhor prática remover o tecido mamário saudável das crianças enquanto administramos medicamentos normalmente usados para castrar quimicamente criminosos sexuais de alto risco?”, declarou a jovem Chloe Cole, que se arrependeu da sua transição de gênero. 
Relembre também casos de jovens que arrependeram do procedimento:

“Inconscientemente, estava cortando fisicamente meu verdadeiro eu”, lamenta ex-transgênero

Jovem relata arrependimento após passar por cirurgia de transição de gênero

E outras matérias que discutem o assunto:

Crianças com autonomia para escolher o próprio gênero: é justo ou um crime?

Identidade de gênero: como o tema afeta o público infanto-juvenil

Alemanha permite mudança de gênero a cada ano

Polêmica: ideologia de gênero nas escolas

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock