thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESPÍRITO DE VÍTIMA: COMO SE LIVRAR DELE

Aqui estão 3 passos para se livrar do espírito de vítima e um versículo para você levar para a vida toda. Aplique e verá os resultados alcançados

Estamos falando sobre o “espírito de vítima”, que acompanha muitas pessoas, que se caracteriza pelo hábito de culpar as pessoas pelos seus problemas, fracassos, incapacidade de superar obstáculos. Ele impede a pessoa de avançar. Esse espírito a manipula e também a faz manipuladora. Ele acaba colocando as pessoas umas contras as outras e acaba se tornando insuportável.

Nós falamos, anteriormente, sobre como identificar uma pessoa que tem o espírito de vítima. E, hoje, nós vamos falar sobre como você deve se livrar do espírito de vítima.

São 3 passos para você se livrar do espírito de vítima.

O primeiro passo é reconhecer que você tem o espírito de vítima e entender que esse problema é de ordem espiritual. A expressão “espírito de vítima” não são meras palavras. Literalmente, a pessoa está sendo controlada por um espírito maligno. Muitas pessoas que ouviram a mensagem anterior disseram: “eu não sabia que eu tinha o espírito de vítima”. É porque ele cega a pessoa. Você não vai vencer um problema espiritual com a matéria. Você tem que fortalecer o seu espírito, que está refém do espírito de vítima. Você tem que se fortalecer em Deus, com a Palavra dEle, buscando o Espírito dEle para que, então, este espírito de vítima seja expulso da sua vida.

O segundo passo é você recusar a pensar que você é vítima. Recuse essa ideia: “eu sou um azarado”. Recuse as variações desse tipo de pensamento. Pense um pouco: se nós formos avaliar cruamente a condição humana, nós vamos concluir que todos nós já fomos vítimas de outras pessoas. Talvez, você já foi vítima só pela família que você nasceu, que não lhe deu condições ou você sofreu abuso. Então, todo mundo é vítima de uma forma ou de outra. Mas este é o segredo: se eu agir como se eu não fosse, eu já me coloquei acima da maioria das pessoas, porque eu não vou me entregar a esta muleta, a esta trava na minha mente, que me diz que eu não posso. Eu já vou estar na vantagem. E não é isso o que você observa com as histórias de sucesso? Pessoas que tinham tudo para terem desistido, mas não desistiram. Eu vou me ocupar com o que eu posso fazer, eu não vou me ocupar com o que não dá. Eu não posso mudar o mundo de fora, mas eu posso mudar o meu mundo.

O terceiro passo é ler isto todos dos dias:

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8:31-37).

Paulo, muito familiarizado com a injustiça, pensava isso. Você tem que ler essa passagem todos os dias até se libertar do espírito de vítima. Essa tem que ser a sua mentalidade. Assuma a sua posição como “mais que vencedor”. E nunca mais você vai ser vítima, fracassado, nunca mais vai usar a sua boca para dar desculpas.

Assista ao vídeo acima e pense sobre isto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso