OS 3 ESTÁGIOS DO AMOR: (1) O ENCANTO
O amor tem 3 estágios, e hoje vamos falar sobre o primeiro: o encanto!
Nenhum relacionamento é estático porque vocês não são estátuas e nem marido ou esposa reborn. Vocês são pessoas sensíveis a mudanças, evoluem, envelhecem, vivem experiências.
Logo, o relacionamento está sujeito a evoluções, e se não cuidar, pode haver regressão. Por isso é importante você saber que o amor tem estágios, para que você não confunda o que está acontecendo. Você, às vezes, pensa que acabou o amor, que vocês não vão dar mais certo, que o amor esfriou, mas só estão em outro estágio da relação.
Primeiro estágio: o encanto
O primeiro estágio do amor é o encanto. E todo mundo que já se apaixonou, gostou de uma pessoa, começou um relacionamento, sabe o que é esse estágio.
Nele você sente uma conexão com a pessoa, começam um relacionamento, conversam, sentem aquele frio na barriga, aquela sensação gostosa.
Mas, geralmente, você não pensa muito nos erros dela, nos problemas. Porque fica, vamos dizer assim, “bêbado” de encanto e só enxerga o lado bom. Você quer conquistar, faz de tudo para agradar, fazê-la feliz, tornar os momentos juntos agradáveis.
É muito bom, muito gostoso, divertido, empolgante, emocionante — mas também tem seus riscos. E, exatamente por ser tão bom, a tendência é fazer vistas grossas aos detalhes e às coisas que podem virar problemas lá na frente.
Abra os olhos:
Costumamos dizer que o divórcio começa no namoro. Por quê?
Porque, por causa desse primeiro estágio, a pessoa releva o que não deveria relevar, ignora certas coisas importantes. Tudo por causa do encanto. Afinal, ela não quer estragar essa sensação boa — então fica cega.
Dizem que o amor é cego
Na verdade, o amor burro é cego. Mas o amor inteligente não é cego, não. O amor inteligente enxerga muito bem — e ainda usa binóculos e microscópio.
Vocês se sentem bem, houve atração, mas se estão pensando em construir uma vida juntos, precisam conhecer tudo sobre a outra pessoa: o que ela tem de bom e também o que tem de ruim.
É preciso pensar no amanhã, porque essa fase de encanto não dura para sempre — e é impossível que dure.
Afinal, vocês dois, como qualquer pessoa, têm diferenças, manias, defeitos. E, nessa fase, normalmente, você não mostra isso. Não quer brigar, não quer perder a pessoa e não é totalmente transparente.
Mas ninguém consegue esconder quem é para sempre. Em algum momento, você vai revelar quem você realmente é — e o que não gosta na outra pessoa.
O amor inteligente usa a razão:
É preciso usar a razão antes de se entregar: pensar se o relacionamento é bom para você, se tem futuro, se essa pessoa combina com você, se compartilha os mesmos princípios e fé, como ela lida com os problemas… É necessário avaliar tudo.
Antes do noivado e do casamento, em algum momento, vocês terão que conversar sobre as verdades. Fazer certas perguntas e mergulhar em assuntos que, embora desconfortáveis, são indispensáveis.
O encanto é normal, natural — mas não desligue a sua razão.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo