thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

UMA GRANDE HISTÓRIA DE AMOR

Uma grande história de amor e resgate que pode se tornar a sua história, ou seja, transformar a sua terra desolada no Jardim do Éden. Mas a escolha é unicamente sua, não somente na teoria, mas, na prática

Uma das formas de você entender a Bíblia Sagrada é que ela é uma grande história de amor, de resgate. Deus, desde o início da Bíblia, de Gênesis até o Apocalipse, passa a história inteira da humanidade buscando resgatá-la, trazer o ser humano de volta para a comunhão com Ele. Ou seja, de volta ao Jardim do Éden, ao convívio pacífico, amoroso e leal que Ele tinha, por um curto tempo, no início…

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:28).

Deus é como um pai que começa um negócio de família, cresce esse negócio, que se torna em uma grande empresa, e ele prepara o filho para ficar no seu lugar.

Deus deu ao homem o domínio sobre toda a Terra, sobre toda a Criação e disse: “olha, agora é só você crescer. Está tudo preparado. Agora, é só você tocar isso aqui e desenvolver. Eu fico aqui em uma expectativa de ver o que você vai fazer em cima de tudo isso que Eu já criei”.

Ou seja, Deus queria ver o filho desenvolver o potencial. Deus queria Se sentir orgulhoso do próprio filho. Não foi o que o Senhor Jesus disse? “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para Meu Pai” (João 14:12). Porque isso exalta Deus, quando os filhos dEle são bem-sucedidos.

Claro, isso não aconteceu, porque o homem não se satisfez em ser sócio administrador da Terra. O homem quis ser igual a Deus. Aquela parte em que Deus falou “você não vai tocar”, foi exatamente onde o homem quis tocar.

Então, ainda que o plano de Deus, originalmente, fosse que dominássemos para o bem, o que acontece na prática, hoje, é que o ser humano vem se destruindo uns aos outros; a Terra está em convulsão; a natureza luta contra o homem; o homem constrói, a natureza vem e destrói; o homem planta, o devorador vem e leva o fruto do seu trabalho. Ou seja, em vez de dominar, o homem tem sido dominado, tem se tornado escravo pelo príncipe das trevas, que foi para quem o homem entregou o domínio sobre esta Terra, que é o inimigo de Deus, o diabo.

Adão e Eva erraram, mas eles não sabiam. Nós sabemos. Qual é a desculpa que temos para fazer o mal? Casos nos provaram que dá errado e a pessoa vai lá e faz de novo. Vou dar um exemplo: já está mais do que provado que a infidelidade conjugal dá errado. A mulher trai o homem e o homem trai a mulher. O que acontece? Desgraça, separação, raiva dos filhos, famílias divididas, divórcio. Já está mais do que provado que traição não funciona, mas as pessoas continuam traindo.

Nós temos a história para avaliar o que não deu certo. Por que eu vou repetir? Os descendentes de Adão e Eva deveriam olhar e dizer: “não funcionou. Em vez de descermos ladeira abaixo, vamos tentar voltar ao original?”

Deus falou para o povo de Israel, que também vivia esta condição caída: “Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que Eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:33-35).

Ou seja, depois que Deus restaurasse, quem passasse olharia e diria: “esta terra assolada ficou como o Jardim do Éden”.

Deus quer restaurar o Jardim do Éden na nossa vida. Esta é a história de amor da Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse. Deus sempre está dizendo para voltarmos.

“Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para Mim, diz o Senhor dos Exércitos, e Eu Me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 1:3).

“E buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Deus está sempre enviando convites para o ser humano. “Faça como Eu, originalmente, orientei. Coloque-Me no centro da sua vida, como Eu coloquei aquela árvore no centro do Jardim. Se você fizer isso, então nada vai lhe faltar”.

Mas, na prática, o que as pessoas querem? Elas querem se lambuzar com o fruto que Deus falou para elas não comerem.

Confira esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso