thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SEU JUMENTO, ELE PRECISA DE VOCÊ! (Incrível…)

Na semana que antecede a Sua crucificação, Jesus está focado em cumprir todas as profecias que havia a respeito Dele. No dia conhecido como Domingo de Ramos, Jesus enviou dois de seus discípulos para uma aldeia próxima de onde eles estavam e os instruiu sobre o jumentinho que Ele precisava, para sua entrada triunfal em Jerusalém.

As direções foram claras:
“Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo.”
Marcos 11:2

 Por que Jesus precisava especificamente daquele jumentinho, com aquelas características?
Gostaria de esclarecer que este “jumentinho” sou eu. É você. Nós somos esse jumentinho.

 1 – Ele seria o primeiro a montar sobre aquele jumentinho:
Isto nos traz à memória que Ele quer ser o primeiro sobre nossas vidas. Não o segundo, ou terceiro, ou a opção que resta quando já esgotamos todas as demais.

“E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? Dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui.”
Marcos 11:3

2- O Senhor, dono de TODAS as coisas na Terra, precisava daquele jumentinho (parece até ironia):
Na verdade Ele não precisa, mas faz como se precisasse…

Porém, muitas pessoas não têm consciência que na realidade, são elas que precisam de Deus. Somos nós (jumentinhos) que necessitamos Dele. E na sua infinita grandeza, Deus se faz dependente, ao ponto de pedir emprestado!

Esta consciência de precisar de Deus é uma das mais importantes, já que a tendência humana é achar que está alheio a esta necessidade.
Observe que quando uma pessoa é dotada de beleza, riquezas, inteligência ou condições, ela tende a acreditar que tudo o que ela já tem na vida é suficiente para não precisar de favores de ninguém.

Se você não precisa de Deus para nada mais, porque a suas capacidades te suprem, há uma coisa que somente Ele pode resolver: o problema da morte. (Problema que o ser humano não conseguiu resolver até hoje).

O Único que foi capaz de resolver o problema da morte foi Jesus. Por isso, é necessário que você se volte para que Ele resolva o problema referente à sua vida eterna.

3 – Jesus escolheu um jumentinho:
Não foi um cavalo, um camelo ou outro animal. Foi de um jumento que Ele precisou. Um animal com a peculiar característica de ser teimoso (qualquer semelhança com o ser humano é mera coincidência, ou talvez não?). Vejamos este versículo em Isaías:

“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.”
Isaías 1:3

Neste versículo, a impressão que fica é que Deus está chamando o povo de jumento para baixo!

E a história continua se repetindo nos dias de hoje, pois o ser humano muitas vezes é incapaz de reconhecer O Supridor de todas suas necessidades.

“e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram.”
Marcos 11:4

4 – Aquele jumentinho estava preso:
O detalhe que o jumentinho estava preso também mostra a realidade daqueles que ainda não entregaram sua vida ao Senhor Jesus.
Aquele jumentinho só se tornou livre quando foi trazido ao Senhor para ser montado por Ele. Do mesmo modo, somente quando deixamos que o Senhor Jesus guie e direcione nossas vidas, nos tornamos verdadeiramente livres.

Uma pessoa ao ser convidada a entregar sua vida para Deus, geralmente pensa que irá perder as liberdades. Porém, este raciocínio falho as impede de ver que na realidade, a única coisa que elas irão abrir mão são das amarras do pecado e sofrimento que as prendem à uma vida amargurada.

Isto não tem nada a ver com religião. Ou Igreja. Como aquele jumentinho, só encontramos liberdade ao depositar nossas vidas nas mãos do verdadeiro Libertador.

5 – Além de estar preso, aquele jumentinho estava entre dois caminhos:
Esses dois caminhos não estão aqui por acaso. Um caminho representa o de Deus e o outro, o da destruição. A vida eterna, e a morte eterna.

VOCÊ está entre estes dois caminhos. A escolha é sua.