thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Por que seu casamento será melhor se você entender isso

Imagem de capa - Por que seu casamento será melhor se você entender isso

Está bem claro na história de como tudo começou que Deus criou o homem e a mulher para servir um ao outro. O homem foi chamado de marido, que quer dizer “cuidador”. Seu papel principal é o de cuidar de sua esposa. Uma rápida olhada no dicionário lhe dará uma longa lista de significados da palavra “cuidar”.

Responsabilizar-se por. Prestar atenção a. Interessar-se por. Pensar em. Proteger. Tratar bem. Assistir. Prover. Se preocupar com.

A maioria das mulheres se sentiria muito feliz em ter um marido que cumprisse só a metade dessa lista.
A mulher, por sua vez, foi chamada por Deus de “auxiliadora” de seu marido. E a lista de significados para o verbo “auxiliar” ou “ajudar” é ainda mais longa…
Não há como errar na interpretação. A ideia de Deus para o casamento foi que o homem servisse a mulher e vice-versa. Uma competição sadia de quem faria mais bem ao outro. Isso é amor de verdade.
Infelizmente muita coisa mudou desde então. Muitos têm entrado no casamento pensando em se servir da outra pessoa, não em servi-la. E por isso logo vêm as cobranças. “Você não faz isso para mim.” “Você não se importa com o que eu quero, só com o que você quer.” “Se você não me atende aqui dentro eu vou buscar lá fora.” “Você não me ajuda.”
Você isso, você aquilo. O foco é no receber, não no dar. Ser servido ao invés de servir. Uma disputa de egoísmos.
É claro que queremos receber também, não apenas dar. E parece lógico que para receber, precisamos pedir. Porém, na lógica do Autor do Amor, dar é pedir. Quando eu dou a alguém, aquela pessoa fica endividada comigo. Quanto mais eu dou, maior a dívida. E não há um ser humano que goste de ficar endividado—muito menos de ser cobrado. Portanto, o caminho para receber é dar e não cobrar. Dar porque é nosso papel, nossa responsabilidade. Dar porque cremos na lei do dar e receber.
Cristiane e eu tivemos esta experiência. No início do nosso casamento, as expectativas dela para comigo eram grandes. E eu nunca as alcançava. Daí ela fazia o que parecia lógico: me cobrava. E eu justificando que já estava fazendo mais do que o suficiente e ela é que estava reclamando de barriga cheia. Não funcionou, apenas nos trouxe frustração.
Então ela mudou de tática. Decidiu parar de cobrar e começou a dar. Não demorou muito e a competição sadia começou. Eu passei a me interessar em agradá-la, fazer os gostos dela porque ela estava fazendo os meus. Quer dizer, finalmente entendemos o que é o casamento.
Mereça o seu parceiro ou não, experimente cumprir seu papel original de esposa ou marido. Seja servo e deixe de cobrar. Sempre, não por uns dias apenas. E veja o que acontece.
 
 
Veja também:

 
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…
 
 
unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.