thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE HÁ TANTA MALDADE NO MUNDO?

A maldade está presente no ser humano, mas existe uma maneira de você não se deixar levar por ela

Você, provavelmente, já se perguntou: por que há tanta maldade no mundo? Por que muitas pessoas fazem o que é mau, às vezes até com pessoas da própria família? Por acaso o ser humano nasce mau? Vamos entender o que a Palavra de Deus nos diz a respeito. E, para isso, precisamos voltar ao início.

Quando Deus criou o homem, não havia o mal, mas Deus deu para o homem o poder da escolha. Por que Deus deu esse poder? Muitos se perguntam: “se Deus já sabia que o homem comeria da árvore, porque Ele a colocou no meio do Jardim?” A alternativa não é uma opção: Deus cria o homem, o programa para somente amá-Lo e Ele viveria na ilusão de que o homem O ama. Deus não faria isso. Seria uma existência robótica, de um amor pré-programado. Aliás, o que é o amor, senão uma escolha? Por que eu pretendo acabar os meus dias ao lado da Cristiane? Porque eu a escolhi. Quem ama não está nem aí para o que os outros pensam. As pessoas confundem amor com paixão, que passa. O sentimento pode existir agora e esse mesmo sentimento de paixão pode matar (como no crime passional). Então, amor não é sentimento, é escolha. Ele inclui sentimento, mas, acima de tudo, é uma escolha. Você escolhe o bem todas as vezes.

Então, Deus criou o homem com o poder da escolha, para que ele O amasse. Tudo o que o homem deveria fazer era não tocar na árvore. Mas veio a proposta, quando satanás foi o maior invejoso do ser humano. Porque ele perdeu a posição que tinha no Céu, viu que Deus criou o ser humano com um carinho tão especial, que ele não aceita o amor do Pai pelo ser humano. Então, como ele não pode destruir Deus, ele procura destruir a Sua criatura. A maldade entrou pelo mundo quando satanás, usando a serpente, falou com a mulher.

A serpente disse: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gênesis 3:5). “Sabendo o bem e o mal”, a serpente falou a verdade neste ponto. Eles foram avisados.

Ninguém nasce mal, mas o mal está dentro de nós. Você nunca sentiu vontade de fazer justiça com as próprias mãos? Quem nunca mentiu? Quem nunca teve um pensamento adúltero? Quem nunca pensou em tirar vantagem do próximo? Tudo isso está dentro da gente. Jesus revelou que o que contamina o homem não é o que vem de fora, é o que ele produz. Cabe a nós dominarmos esse mal.

Mas há um alerta: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Há uma guerra espiritual por trás de tudo o que os nossos olhos veem. Tem sempre um espírito ao nosso redor soprando inspirações malignas. Às vezes, você não sabe de onde vieram essas sugestões. Às vezes, está na boca de um familiar, de um amigo, de um estranho, da internet.

Mas estes espíritos não podem escolher por nós. É você quem escolhe. Agora você entende por que há tanta maldade no mundo.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso