DEUS NÃO SÓ FALA, ELE DESENHA
Quando a falta de fé se revela na murmuração
A idolatria é um dos pecados mais ofensivos a Deus. E há uma razão para isso. Ela é comparável à dor da traição em um casamento.
Quem já passou por isso sabe: é como um punhal nas costas, como perder um membro do corpo. A dor é profunda. Da mesma forma, a idolatria representa a troca do Criador — o Deus vivo, único e verdadeiro — por algo falso.
Pode ser uma imagem, um amuleto, um horóscopo, uma entidade, um objeto ou até um prazer. Ainda assim, é idolatria. E, apesar de Deus condená-la do Gênesis ao Apocalipse, a humanidade insiste em ignorar as lições do passado.
Quando o prazer vira um deus
O texto bíblico diz que o povo “assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar”. (Êxodo 32:6)
Hoje, isso é mais atual do que nunca.
Muitos passaram a idolatrar a curtição, o prazer e a ociosidade. Detestam o trabalho, murmuram contra a rotina e vivem contando os dias para fugir das responsabilidades. Basta chegar o domingo à noite para começar a reclamação da segunda-feira.
No entanto, o trabalho é digno. Ele constrói, ensina e fortalece. O problema não está na rotina, mas no coração que se recusa a aprender com ela.
A murmuração atrai destruição
Paulo é ainda mais direto quando fala da murmuração:
“Não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1ºCoríntios 10.10)
Nada mudou. A murmuração continua produzindo o mesmo efeito.
O povo que saiu da escravidão do Egito caminhava rumo à Terra Prometida. O trajeto poderia ter levado cerca de um ano e meio. Porém, por causa das constantes reclamações, transformou-se em quarenta anos no deserto.
Sempre havia um motivo para murmurar: falta de água, falta de comida, saudade do Egito, cansaço do maná. Nada era suficiente.
Murmurar é falta de fé
O Salmo 106 revela a raiz do problema:
“Desprezaram a terra aprazível, não creram na Sua palavra; antes, murmuraram…”
- Murmuração é falta de fé;
- É não confiar em Deus;
- É não entender o processo;
- É desprezar o caminho entre o Egito e a Terra Prometida.
Não existe grande vitória sem grande luta. Não existe grande testemunho sem sofrimento. O deserto faz parte da jornada.
Vigie a sua boca
Nunca teremos um mundo perfeito. As coisas jamais estarão 100% do nosso jeito. Somos falhos — inclusive, muitas vezes, somos a razão da reclamação de outras pessoas.
Por isso, adote uma regra simples para a sua vida: se você não pode fazer nada a respeito daquilo, então feche a boca.
Não posso controlar o clima? Então não reclamo.
Não posso mudar tudo no país? Então faço a minha parte e oro.
Ficar murmurando só atrai o destruidor e provoca a Deus.
Para prevalecer, escolha o silêncio e a oração
Neste vídeo, você vai compreender por que Deus permite processos, desertos antes da Terra Prometida, e como a murmuração atrai o destruidor, atrasando sonhos, conquistas e, principalmente, colocando em risco a vida eterna.
Comece a semana confiando, e não murmurando.
Quem crê, prevalece.
Quem murmura, perece.
E, se não encontrar nada de bom para dizer, lembre-se: o silêncio vale ouro.
Se este vídeo lhe ajudou, compartilhe para ajudar mais pessoas.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo