A morte como solução?

Será que, realmente, esta seria a única saída para sanar a dor da alma? Entenda

Imagem de capa - A morte como solução?

A adolescente Noa Pothoven, de 17 anos, morreu no último domingo, 2 de junho, em sua casa, em Arnhem (leste da Holanda). A jovem era afligida por um transtorno de estresse pós-traumático, anorexia e depressão.

Dos 11 aos 12 anos, a jovem foi vítima de abusos sexuais e, aos 14 anos, foi estuprada por dois homens em um beco da sua cidade. Traumatizada, ela tentou o suicídio por várias vezes e chegou a ligar para uma clínica, a fim de solicitar a eutanásia, pois, segundo falava, já não aguentava mais tanto sofrimento.

A morte como solução

Desde 2002, a prática da eutanásia (suicídio assistido) foi legalizada no país e é usada em casos de medida extrema, como doenças degenerativas ou por quem esteja em estágio terminal.

Mas, há pessoas – em outras condições – que conseguem autorização para morrer. Recentemente, também na Holanda, um homem chamado Mark, de 41 anos, colocou fim à própria vida por causa do alcoolismo.

Apesar da solicitação da eutanásia, Noa morreu em uma cama hospitalar, na sala de sua casa. Nas redes sociais, ela havia anunciado aos seus seguidores que havia parado de comer e beber há alguns dias e que estava determinada a morrer cercada pelos pais, amigos e entes queridos.

Fragilidade da vida

Diante da fragilidade da vida e de acontecimentos – os quais estamos sujeitos, sejam eles quais forem -, temos de nos lembrar, a todo instante, da importância da Salvação da nossa alma, da vida eterna com Deus.

Será que estamos preparados para passar pelo vale da sombra da morte, sem temer mal algum, como afirma a Bíblia no Salmo 23.4?

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam”.

Depressão: o desespero da alma

De fato, a depressão tem dilacerado vidas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, mais de 320 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o planeta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença já é a principal causa de incapacitação e queda de produtividade, uma vez que os casos de depressão aumentaram quase 20% na última década.

O Bispo Edir Macedo, em texto publicado em seu blog, explica que a depressão é o estado de desespero da alma. “A sensação de vazio profundo é a maior dor do depressivo. Os sintomas da depressão começam com a dúvida, em seguida vêm o medo, o vazio, a tristeza profunda, a agonia e por aí afora.”

Infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem enxergar que a depressão é um problema espiritual. Mas, o depressivo só conseguirá se libertar desse mal quando entender isso.

Por isso, a Universal reservou um dia especial para combater esse grande mal: a sexta-feira, na Sessão do Descarrego.

No Templo de Salomão, ela acontece às 10h e 15h. Especialmente ao meio-dia e às 20h, é feito um trabalho especial para combater a depressão. Participe!

Templo de Salomão fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, em São Paulo. Você também pode visitar a Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Getty Images