Valor aos que estão no cárcere

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Cedidas pelo UNP Uruguai

Uma ação social especialmente dirigida às mães dos reclusos do maior presídio masculino do Uruguai, o ComCar, e um dia de beleza para as detentas do Centro Nacional de Rehabilitación de Colón, ambos localizados na capital, em Montevidéu, foram alguns dos recentes eventos realizados pelos voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP), conhecido por lá como Universal en las Carceles, cujo coordenador é o pastor Everaldo Alves.

Aproximadamente 150 mães foram atendidas pelas voluntárias do T-Amar – um dos projetos do Godllywood, que presta assistência aos pais na orientação dos filhos. Elas tinham acabado de visitar os filhos na Unidade 4 do maior presídio masculino do país, onde hoje abriga 3.500 presos do sexo masculino. Elas foram presenteadas com exemplares do jornal Folha Universal e ainda receberam apoio psicológico das voluntárias.

Para a responsável do T-Amar no Uruguai, Patrícia da Silva, a prestação de serviços é totalmente gratuita e as voluntárias já têm programadas visitas nas portas dos presídios duas vezes ao mês. A próxima, garantiu, será no dia 15 de outubro, quando acontecerá uma reunião especial do grupo com essas mães.

Dia da Beleza

Dias depois, o UNP, novamente com o total apoio do Godllywood, preparou uma tarde de beleza no Centro Nacional de Rehabilitación de Colón, Unidad 5. Na oportunidade, as policiais femininas e as funcionárias da instituição, bem como as presas, desfrutaram um momento todo especial, ao serem presenteadas pelo grupo com serviços gratuitos de manicure, cabeleireiro, massagistas. Elas também fizeram limpeza de pele e ainda receberam das mãos das voluntárias kits higiênicos contendo creme hidratante, lixa de unha e receitas de beleza caseiras.

“Para elas foi um dia de beleza, mas para nós, do grupo, foi um prazer poder servir essas pessoas, muitas vezes, tão rejeitadas pela sociedade, porém, jamais por Deus”, diz Suzana Rubio (foto acima), do grupo UNP Feminino do Uruguai.

Acompanhe no vídeo abaixo do bispo Celso Zorzenon, responsável pelo trabalho da Igreja no país, um dos momentos em que os voluntários do grupo saem para mais uma ação em presídios.

O trabalho de evangelismo nos presídios acontece em diversas partes do mundo. Para ver outros eventos acesse e curta o perfil oficial no Facebook do coordenador geral, bispo Eduardo Guilherme.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios do Uruguai

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente