Ex-premiê da Holanda e sua esposa realizam eutanásia dupla

Desde 2022, o governo holandês já registrou 116 procedimentos de eutanásia dupla

Imagem de capa - Ex-premiê da Holanda e sua esposa realizam eutanásia dupla

Ex-premiê holandês Dries van Agt e sua esposa, Eugenie Krekelberg, ambos de 93 anos, morreram de mãos dadas após optarem pela “eutanásia dupla”. O anúncio do falecimento aconteceu em 5 de fevereiro pela organização The Rights Forum, fundada por van Agt.

A notícia em detalhes:

O ex-premiê, que governou a Holanda entre 1977 e 1982, e Eugenie estavam casados há 70 anos, e morreram assistidos por médicos em um hospital em Nijmegen, no leste do país.

De acordo com a fundação The Rights Forum, van Agt teria optado pela eutanásia devido à deterioração progressiva de sua saúde. O ex-primeiro-ministro sofreu uma hemorragia cerebral em 2019 e carregava sequelas da quais nunca conseguiu se recuperar totalmente.

Eugenie também apresentava uma piora no seu quadro de saúde e optou por não viver sem o marido.

Eutanásia e suicídio assistido (duplo):

De acordo com o Comitê de Análise da Eutanásia, o procedimento acontece quando um médico atende à solicitação feita pelo paciente para interromper o curso de sua vida. Já o suicídio assistido refere-se ao procedimento com a intervenção médica.

Em alguns países da Europa, tanto a eutanásia quanto o suicídio assistido são legalmente permitidos a pacientes que justificam vivenciar um sofrimento insuportável e sem perspectiva de melhora.

A eutanásia dupla é uma modalidade recente, porém, cada vez mais, solicitada. Na Holanda, o governo registrou 116 eutanásias duplas desde 2022.

Vale a pena refletir:

O crescimento frequente de solicitações para a realização de procedimentos como o da eutanásia e do suicídio assistido em diferentes países demonstra o profundo sofrimento daqueles submetidos a doenças terminais e incuráveis para a ciência – inclusive aquelas de caráter psicológico ou emocional. No entanto, o apoio de entidades médicas e organizações políticas à tal ideia se dá pela falta de conhecimento da verdade, isto é: a morte é de longe a melhor saída. Isso porque, maior que a dor que possamos sentir em nosso corpo físico, é a dor eterna – na alma – sofrida por aqueles que tentam contra a sua própria vida.

O que a Palavra de Deus diz:

Como Criador, o Altíssimo concedeu a nós, seres humanos, o dom da vida e não o direito por determinar a morte do seu próximo ou a sua própria. Além disso, em Sua Palavra a ordem é clara e objetiva: “Não matarás” (leia Êxodo 20.13).

Ainda, o Senhor adverte: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (I Coríntios 3.16-17)

Com isso, somente Deus é quem deve definir quando chegará o fim da vida humana. No entanto, sobre os problemas que nos causam o sofrimento, Ele nos concedeu autoridade para vencê-los por meio da fé, basta que recorramos a Ele:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

No vídeo abaixo, conheça a história de Eliane, que tentou o suicídio, mas reencontrou o prazer pela vida através da fé: 

Procure ajuda:

Se você ou alguém que ama tem vivido em uma situação como esta e pensa não haver mais saída, procure por ajuda por meio do canal Pastor On-line, clicando aqui. Os atendimentos são gratuitos e sigilosos.

Ou, caso prefira, busque aqui um templo da Universal mais próximo de você.

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock e NIEK TÖNISSEN / RADBOUD UNIVERSITY