Você sabe o que é fome emocional?

Se comer é uma das principais necessidades físicas do ser humano, o equilíbrio é essencial para o corpo e para a alma

Comer é uma das principais necessidades físicas do ser humano. Entretanto, o ato de comer sem ter fome pode ser caracterizado como um sintoma de algum transtorno. Por exemplo, um distúrbio alimentar ou outra condição como a ansiedade, o estresse ou a depressão.

Em entrevista recente ao R7, a coordenadora de nutrição do Ambulatório de Anorexia Nervosa do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Marcela Kotait, explicou a diferença do que se entende como o ‘comer emocional’:

  • “Muitas vezes, a celebração, o comer afetivo podem acontecer sem fome física. Mas é diferente do comer emocional, que é a busca por comida como uma maneira de manejar emoções, ou ainda descontar ou, de alguma forma, tentar resolver essas emoções comendo.”

LEIA MAIS: Você sabia que está à altura para enfrentar qualquer desafio?Leia os testemunhos de pessoas que usarem a fé, preencheram o seu interior com o Espírito Santo, mudaram o rumo de suas vidas e escreveram uma história de superação.

Quando buscar ajuda:

A descoberta da fome emocional passa necessariamente pela percepção que cada indivíduo tem sobre si mesmo. Se a pessoa entende que está sofrendo com tal condição e que isso está causando prejuízos tanto para a sua saúde quanto para o convívio social, profissional e familiar, então, está na hora de buscar ajuda. Neste momento, o apoio de familiares e amigos é muito importante. Mas, também, o apoio espiritual.

Sabemos que diversos transtornos alimentares estão relacionados à gula e essa compulsão necessita de tratamentos psicológicos. Porém, a glutonaria vai além do físico e demonstra problemas espirituais com origem na insatisfação e na insensibilidade de querer mais quando não há necessidade. Comer em excesso, além de causar danos físicos, desagrada a Deus, que desaprova o prazer desregrado e egoísta.

Entenda mais sobre o tema neste episódio de ‘Enfermos na Alma’:

Deus aprecia o equilíbrio.

A Palavra destaca a alegria dEle de ver os Seus Filhos desfrutando do melhor desta terra:

“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.” Eclesiastes 2.24

Participe do Jejum de Daniel:

Assim como o equilíbrio para comer é indispensável ao bem-estar do ser humano, o consumo de entretenimento, músicas e notícias seculares também deve ser observado com parcimônia para a edificação espiritual.

Se você deseja se aproximar mais de Deus, alcançar favor, sabedoria e entendimento, e começar uma nova vida com Ele, participe do Jejum de Daniel, baseado no propósito descrito no livro de Daniel, no capítulo 10.

Esta edição do Jejum de Daniel começa no dia 11 de dezembro e termina na Vigília da Virada, em 31 de dezembro. O objetivo é começar o ano de 2023 da melhor forma: cheio do Espírito Santo. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock