Você já leu o Salmo 51 hoje? Veja o que aprender com ele

No domingo, dia 10 de outubro, ocorrerá a "Santa Ceia do Recomeço". Saiba mais

Imagem de capa - Você já leu o Salmo 51 hoje? Veja o que aprender com ele

No domingo, dia 10 de outubro, no Templo de Salomão e em toda a Universal (consulte o endereço mais próximo aqui), ocorrerá a “Santa Ceia do Recomeço“, que será uma oportunidade para aqueles que desejam recomeçar do zero suas vidas com Deus.

Talvez, você pense assim: se eu pudesse voltar atrás, eu faria diferente. Ficar se lamentando pelos erros do passado não vai ajudar. O que importa para Deus é que você refaça o seu voto com Ele e começa a fazer o que é certo a partir de agora.

O Salmo 51

Na Bíblia, um grande exemplo dessa experiência foi o rei Davi. É por isso que foi sugerido que ao longo desse propósito você lesse o Salmo 51.

Aqui, no Universal.org, nós vamos meditar neste Salmo (dividindo-o em duas partes) para lhe ajudar a se preparar para a “Santa Ceia do Recomeço”.

Inicialmente, no Salmo 51, Davi diz: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Salmos 51:1

Em suas anotações de fé sobre a Bíblia, o Bispo Edir Macedo observa neste versículo: “Culpado. Aos olhos do Altíssimo, Davi era um transgressor. Por causa do seu pecado, ele merecia a morte, mas a sua confissão e o seu arrependimento atraíram a benignidade, o perdão e a vida que vem de Deus.”

O salmista continua: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.” Salmos 51:2

“A humildade é a grandeza da fé. Reconhecer os pecados é o primeiro passo que a pessoa deve dar para encontrar o perdão Divino. Davi foi humilde para reconhecer seus erros, e também sincero ao confessá-los a Deus. Ele venceu a vergonha, o medo de cair em descrédito com o povo e o desprezo para então voltar a ter Aliança com o Senhor. Davi sentia a alma imunda e queria a limpeza proporcionada pela remissão das transgressões. Quem está no pecado é afetado por manchas na alma que só poderão ser apagadas mediante o genuíno arrependimento”, complementa o Bispo Macedo.

Depois: “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” Salmos 51:3

Aqui, Davi, em vez de procurar por “culpados” ou negar seus erros, reconhece que precisa de Deus.

“Assumiu a responsabilidade. Outra evidência marcante do arrependimento de Davi foi o fato dele não tentar diminuir o seu erro culpando os outros. Isso mostra que quem realmente está arrependido não perde tempo dando desculpas esfarrapadas, mas toma providências para alcançar o perdão e mudar”, explica o Bispo Macedo.

Por fim: “Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que é mal à Tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” Salmos 51:4

Percebemos, então, que: “Davi foi herói e vilão. Durante sua vida de fé, ele experimentou altos e baixos. Teve comunhão com Deus, mas também viveu agruras com o diabo. Cedeu ao pecado e, por isso, sua alma gemeu. Ficaram registradas nas Escrituras não somente suas vitórias, mas também seu fracasso, para que pudéssemos tomá-lo como exemplo e não cairmos no mesmo erro. Para que os salvos permaneçam com o nome no Livro da Vida, é necessário manterem os valores da fé: obediência a Deus e renúncia constante”, finaliza o Bispo.

Parte 2

Na segunda parte, nós vamos refletir sobre o desfecho do Salmo 51. O que mais poderemos aprender com esta passagem? Não perca.

Leia o capítulo inteiro:

Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem nos ossos que tu quebraste.
Esconde a tua cara dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lanças fora da tua presença, e não se aposenta de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores dos teus caminhos, e os pecadores a ti se converter.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

 

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock