Você é útil?

Entenda o que é um homem de utilidade e reflita sobre seu comportamento

Imagem de capa - Você é útil?

Útil é um adjetivo que significa algo “que tem uso, préstimo ou serventia; que satisfaz uma necessidade” e é também um substantivo masculino que se refere ao “que é proveitoso; aquilo que é necessário”. Ao ler essas definições para a palavra, você se considera um homem útil?

Recentemente, o Bispo Renato Cardoso declarou em palestra do Projeto IntelliMen, destinado aos homens que buscam se aperfeiçoar, que aquilo que tem valor é algo que é “útil, que tem algum uso. Se algo tem valor para você, então aquilo tem um uso que você preza. Assim, você guarda aquilo, você trata daquilo com mais cuidado e mais carinho. Sendo assim, o que é ser um ‘homem de valor’? É ser um homem que serve, que é útil para alguém”. Então, reflita: a quem – ou a quê (ao dinheiro, ao trabalho, a um vício?) – você serve?

Prestando um bom serviço
O homem inteligente se autoavalia constantemente. Para saber se você é realmente valoroso, avalie se você tem sido útil:

Para si mesmo: quão útil você tem sido para si mesmo? Você faz coisas que o ajudam ou é seu pior inimigo? Você tem trabalhado suas deficiências? O Bispo deu o exemplo do “homem estourado”: “talvez, você tenha orgulho desse seu jeito porque ele lhe dá vantagens em algumas situações. Talvez as pessoas fiquem com medo de você e você se ache o ‘bonzão’ porque inspira medo.

Mas, por outro lado, você perde, pois acumula um estresse desnecessário, arruma brigas e se coloca em risco. Ser assim não compensa, não vale a pena. Mas você não trabalha nisso”. O homem útil a si mesmo não se sabota, mas avança com suas próprias pernas.

Para outras pessoas: você tem sido útil à sua esposa, aos seus filhos, ao seu líder no trabalho e a pessoas que estão sob sua responsabilidade? Se você é jovem e mora com seus pais, você agrega algo à sua família ou é um problema? “Ser útil é você somar, fazer diferença positiva na vida da pessoa, e não diminuir, ser um problema a ser administrado”, disse o Bispo.

Para Deus: este é o aspecto mais importante. O homem deve priorizar sua relação com Deus e isso só será feito adequadamente se ele exercitar sua fé. O Bispo explicou que Deus quer que você seja uma testemunha dEle neste mundo, que as pessoas possam conhecê-Lo olhando para você. Mas será que você faz algum serviço para o Reino de Deus? Quem recebe o Espírito Santo passa a agregar valor para a Igreja e não é um problema. Será que você é útil à Igreja ou é um problema?

O Bispo citou também que nem sempre seremos valorizados por fazer o certo, mas precisamos fazê-lo independentemente de tudo. Há chefes que diminuem as pessoas, as exploram, não são úteis para os funcionários, mas isso não dá liberdade para que o homem realize um mau trabalho e fique ressentido. Não fique pensando em tirar vantagem ou nos benefícios que você deseja ter com algo. Não fique pensando que os outros devem alguma coisa a você. Faça o que é correto, tenha valor. Seja útil.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Huseyin Bostanci/getty images