Você é aquilo que está aqui dentro do seu coração

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso, durante a segunda fase de palestras da série “Curativo do Amor”, na Terapia do Amor

Imagem de capa - Você é aquilo que está aqui dentro do seu coração

Na quinta-feira última (4), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a cura do coração, durante a segunda fase de palestras da série “Curativo do Amor”, na Terapia do Amor, direto do Templo de Salomão. Esta série tem ensinado como ser livre de feridas no coração causadas por problemas amorosos.

Ao citar a passagem da Bíblia em Provérbios 27:19 (“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.”), o Bispo Renato explicou que o nosso coração é um reflexo de quem somos.

“Você é aquilo que está aqui dentro do seu coração. Se o coração do homem corresponde ao homem e está diretamente ligado à sua vida amorosa, então, o estado do coração da pessoa reflete o estado da sua vida amorosa e vice-versa. Por exemplo, se falamos de um coração que está amargurado, a sua vida amorosa é amarga (…). Você transmite isso para a outra pessoa (…). Seu relacionamento é difícil, porque você está com o coração pesado”, afirmou.

Em seguida, Cristiane ressaltou que isso explica por que, às vezes, as pessoas tentam mudar um comportamento que apresentam, mas não conseguem.

“Se você é uma pessoa ciumenta e sabe que isso está atrapalhando o relacionamento (…), mas não consegue mudar, o problema não está em você não conseguir, está no seu coração. O seu coração tem um problema. Jesus falou que o que contamina o homem é o que sai da boca, porque vem do coração. Ou seja, seu coração é como se você tivesse um baú cheio de sentimentos e tudo o que acontece na sua vida fica guardado ali (….). Vai juntando sentimentos ruins e você vai se tornando essa pessoa de acordo com o seu coração”, comentou.

Você só pode tratar do seu coração

O Bispo Renato, por sua vez, pontuou que a inteligência nos ensina que se queremos resolver a nossa a vida amorosa, primeiro temos que procurar curar o nosso coração, pois, quando você está feliz, faz a outra pessoa feliz.

“Quando o coração está bem, quando você está feliz sozinho, consegue estar feliz ao lado de outra pessoa e fazê-la feliz. Quando você entende as suas falhas e consegue perdoar, consegue superar erros cometidos pelo parceiro, ser racional e entender que você, também, erra”, disse.

Mas, em seguida, ponderou: “Se vocês – como um casal – estão com problemas, provavelmente, os dois estão com o coração ruim. Mas ,você não vai poder curar o coração do outro; você só pode tratar do seu. E é aí que está o grande erro da pessoa que está com o coração machucado. Normalmente, ela quer que o outro mude para acomodá-la nas suas feridas (…). A pessoa se torna insuportável.”

Outro erro gravíssimo que acontece nestes casos é quando um culpa o outro pelo que está sentindo, como se o outro fosse responsável de curar o seu coração. Segundo o casal, por isso, muitos estão mergulhados no passado, não superam a dor, a decepção e pagam um preço caro, a exemplo dos vícios em bebidas, drogas, pornografia, jogos, na tentativa de apagar a dor. Usam o vício como um falso escape, que somente piora a dor causando um novo problema.

Olhar para dentro de si

Portanto, para curar o coração, o indivíduo deve parar de olhar para as outras pessoas, de culpar os outros e voltar a sua atenção e o seu foco para si mesmo.

“Quando a pessoa olha para o coração dela e pensa ‘eu preciso me curar’, ela também começa a se livrar do passado dela. Porque, enquanto não faz isso, fica muito ligado ao seu passado e não muda (…) Não deixe que o seu passado fique alimentando esse coração magoado, porque é só você quem sofre”, observou Cristiane.

“Você deve olhar para si, mas, também, não ser duro demais consigo. Quando você se maltrata, você abre e aumenta as feridas do seu coração. Muita gente se maltrata e, por isso, a vida amorosa é um caos (…). Se você não se ama, não se gosta, não vê o seu valor, ou as pessoas vão se afastar ou vão se sentir na liberdade de tratar você mal. Mude esse diálogo interno que tem com você mesmo! Sabe como? Quando você aprende a ter uma vida de oração, estar com a mente ligada a Deus o tempo todo. Então, o seu diálogo interno é com Deus (…). Assim você dá início à cura do seu coração, ou seja, quando olha para você e trata bem de si mesmo”, reiterou o Bispo.

Promessa de Deus na sua vida

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” Ezequiel 36. 26-27

Ao concluir a palestra, o Bispo citou a passagem acima e explicou: “Você pode pedir a Deus um novo coração. Pode pedir que Ele cumpra essa promessa na sua vida. Ou seja, Ele vai tirar esse coração endurecido, de pedra, machucado, colocar um novo e dentro desse coração colocar o Espírito dEle, o Espírito Santo. Fazer de você, em efeito, uma nova pessoa. E você vai olhar para o seu passado como se fosse uma outra história.”

A palestra da Terapia do Amor acontece em todo o País, às quintas-feiras. Clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de você. No Templo de Salomão, em São Paulo, a palestra é conduzida pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, às 20h. Participe!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e Reprodução