Universal inaugura a primeira Catedral na República Dominicana

O culto de inauguração reuniu mais de 4 mil pessoas

Dia 24 de março último, a Universal inaugurou a primeira Catedral na República Dominicana, país situado na América Central e o maior da região do Caribe.

A Universal chegou ao país em 1995 e atualmente possui 37 Centros de Ajuda espalhados por todo território dominicano. Sendo que 20 deles estão localizados na capital, Santo Domingo, onde a Catedral foi inaugurada.

No local havia um cinema velho que foi demolido para dar lugar ao mais novo templo da Universal, com capacidade para, aproximadamente, mil pessoas. A construção conta ainda com auditório, batistério, um amplo estacionamento, entre outras comodidades.

A República Dominicana tem no turismo sua principal atividade econômica, inclusive, é um dos países do Caribe mais procurados para visitas, devido ao custo-benefício.

Contudo, sua população sofre com o déficit de educação, saúde, com a desigualdade social e o alto custo de vida. Mas, apesar de suas mazelas, assim como o brasileiro, o Dominicano é um povo alegre e hospitaleiro.

Culto de inauguração

Na reunião de inauguração, realizada pelo Bispo Djalma Bezerra, responsável pelo trabalho evangelístico do bloco Centro América, que engloba a Universal do México e dos países da região do Caribe, estiveram presentes mais de 4 mil pessoas.

Durante o culto, o Bispo falou da importância de ouvir e obedecer a Palavra de Deus, para que de fato a vida da pessoa seja transformada por completo, a exemplo do que Deus fez na vida de Abraão.

Leia também:

Detentos de El Salvador e República Dominicana se batizam nas águas

FJU promove ação social em parque da República Dominicana

“Enquanto Abraão esteve nesse mundo, em tudo foi abençoado e alcançou a maior benção que é a salvação. Tudo por causa de um detalhe que faz toda a diferença: Abraão teve ouvidos para ouvir. Tem pessoas que têm ouvidos, mas querem ouvir apenas o que desejam. Mas aqueles que têm ouvidos para ouvir são humildes. Abraão teve o tudo de Deus porque se entregou de maneira completa. Essa é a vida que Deus tem para você. Mas para isso, não adianta vir somente para a igreja, é preciso colocar a vida no Altar. Fazendo isso, Deus o transformará na própria bênção, como fez com Abraão”, destacou.

Vida transformada

A consultora financeira Trinidad Mota, de 60 anos, recorda-se de como estava sua vida ao chegar na Universal há 24 anos, e de como ela foi transformada, mesmo diante das lutas e perseguições. “Quando cheguei aqui eu tinha problemas de saúde, sofria de enxaqueca e ainda veio o divórcio. Houve uma tranformação, a saúde não era mais um problema. Muitas vidas foram transformadas, incluindo a minha”, declara.

Veja aqui o depoimento completo de Trinidad Mota

Ela conta que embora a igreja anterior não tivesse uma aparência boa e fosse pequena, a vida das pessoas eram transformadas. Contudo, a igreja foi muito perseguida. “Mas continuamos perseverando, porque sabíamos que era Deus abrindo as portas para nós. Nossa vida não era mais a mesma e não importava o lugar. Permanecemos firmes na fé e continuamos lutando, porque tínhamos um sonho. E esse sonho, que era construir a Catedral, se tornou realidade.”

Sonho realizado

Ela fala ainda de como foi maravilhoso participar da primeira reunião na Catedral. “Eu realmente senti a presença do Senhor. Para mim, ouvir a pregação do Bispo nesta primeira reunião foi uma mudança, o antes e depois, ou seja, depois de tanto esforço para estar aqui, onde sonhei, e agora ver esse sonho materializado!”, finaliza.

De acordo com Bispo Nilton Patrício, atual responsável pelo trabalho da Universal na ilha, há 25 anos o povo dominicano esperava essa igreja.

“Graças a Deus, quando começou a construção da Catedral, a chama da fé se ascendeu no povo e nos obreiros. A fé deles foi despertada. Foi um sonho que os dominicanos estavam esperando há 25 anos e Deus foi fiel”, declarou o Bispo Nilton, que, pela segunda vez, está à frente do trabalho evangelístico no país. Na primeira vez, ficou mais de 4 anos, e agora, já está há pouco mais de dois anos.

O Bispo destaca também a importância dos grupos de apoio e dos projetos sociais que a igreja desenvolve em todo o país. É o caso do Godllywood, o IntelliMen, a evangelização nos presídios, as visitas em orfanatos e asilos, projetos como os “Mães em Oração e Raabe, grupos Calebe e Anjos da Madrugada e muitos outros.

“Tudo isso fez com que a igreja ganhasse mais credibilidade no país”, ressaltou.

A Catedral de Santo Domingo está localizada na Avenida México – entre a Avenida Duarte e Calle José Marti, no Setor Villa Francisca (ao lado do Comercial Eddy).

As reuniões acontecem, diariamente, nos seguintes horários:

De segunda a sexta-feira, às 7h30, 10h, 15h e 19h; aos sábados às 7h40 e 12h, e aos domingos, às 7h, 9h30, 15h e 18h.

Para saber mais sobre o trabalho evangelístico da Universal no Brasil e no mundo, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: cedidas