Um dos piores erros que os pais podem cometer com os seus filhos

Confira o ensinamento deixado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, em mensagem durante reunião no Templo de Salomão

Imagem de capa - Um dos piores erros que os pais podem cometer com os seus filhos

Durante reunião no Templo de Salomão, no dia 14 de março último, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a questão da maturidade na vida de um jovem e como isso reflete diretamente no relacionamento entre pais e filhos.

“Um dos piores erros que nós, pais, podemos cometer é esperar dos nossos filhos a mesma maturidade que nós temos hoje. Ou, até mesmo, esperar neles a mesma maturidade que nós tínhamos na idade deles. E por que isso é um erro? Porque maturidade é algo individual, nem sempre chega com a idade. Depende de muitas coisas. Por exemplo, o mundo em que vivemos, e que nossos filhos estão crescendo hoje, é um mundo diferente daquele que nós crescemos.

O Bispo pontuou que a geração anterior cresceu em um mundo onde quase não havia nada pronto, de poucos recursos e muito mais dificuldade. Então, também aprendeu a se contentar com muito pouco e isso contribuiu para gerar maturidade. Por sua vez, o jovem desta geração atual, de forma geral, mesmo aquele que vem de uma família de pouca renda, provavelmente, tem dentro do armário 10 vezes mais coisas do que os pais tinham na época deles.

“Muitas coisas hoje contribuem para a imaturidade dos filhos e dos jovens. Muitos têm maturidade para a tecnologia. Às vezes, até mesmo para o mal (…) Se por um lado, a geração anterior tinha uma ingenuidade – porque não tínhamos acesso a tantas coisas -, hoje, a maturidade que muitos jovens têm é para o mal, porque eles têm acesso a tantas coisas ruins através da tevê, mídia, internet e etc. Mas, maturidade para a vida, poucos deles têm”, disse.

Dessa maneira, ele explicou que é errado os pais esperarem do filho que ele tenha a mesma cabeça que pai e mãe têm hoje. E, por isso, os pais devem seguir o exemplo e exercer o que Jesus exercia, quando Ele esteve aqui, perante aos seus discípulos.

“Jesus um dia falou para os discípulos: ‘Eu tenho muitas coisas para falar para vocês, mas, agora, vocês não podem suportar’. Ou seja, Ele sabia que eles não tinham a maturidade para suportar aquilo que Ele queria passar. Jesus teve que esperar que os discípulos voltassem mais tarde, quando o Espírito Santo veio sobre eles, e de fato eles nasceram de novo, para então receberem maiores revelações e se comportarem de forma mais madura”, contou o Bispo Renato.

Maturidade também dos pais

De acordo com Cristiane, os pais devem se atentar à necessidade de maturidade deles mesmos.

“Há também uma necessidade de maturidade dos pais em entender que os filhos não têm a mesma maturidade. Às vezes, quando tem essa falha de entendimento, os pais ficam muito frustrados com os filhos (…) Então, pai e mãe têm que descer e falar no nível do seu filho. Se você ficar esperando que ele esteja aqui em cima, no mesmo entendimento que você tem, você vai ficar frustrado e vai maltratar ele. Entender isso também é ter maturidade”, afirmou.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:

Orientação para o seu relacionamento

Quer saber mais sobre o tema pais e filhos e receber orientação para o seu relacionamento familiar? Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

ATENÇÃO: entre os dias 15 e 30 de março, em função da fase emergencial no estado de São Paulo, as igrejas não poderão realizar cultos presenciais nesse período. No entanto, mesmo não tendo reuniões, os templos da Universal estarão de portas abertas para atendimento individual.

Conheça as regras, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução