Torneio de damas do Calebe incentiva idosos ao lazer e à socialização
Atividades lúdicas são ótimas aliadas para o cuidado com a saúde mental na terceira idade
Envelhecer é um processo inevitável. Somente no Brasil, os idosos já são mais de 30 milhões, o que equivale a 14% da população do País. Entre os problemas mais comuns na terceira idade estão os transtornos mentais ou alteração de comportamento.
Nesse sentido, visto os estudos e estatísticas, idosos, cuidadores e seus familiares devem buscar por um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Atividades lúdicas e jogos de tabuleiro são ótimos aliados para o cuidado com os idosos. Isso acontece uma vez que ajudam a memória e a resolução de problemas, estimulam agilidade, raciocínio e habilidades sociais. E, ainda reduzem o risco de doenças mentais e degenerativas.

Com essa finalidade, o grupo Calebe realizou, em janeiro último, um torneio de jogo de damas, que mobilizou vários grupos pelo Brasil.
“É muito importante para o Calebe a realização desse tipo de atividade entre os idosos. Ações como essa fazem, sobretudo, com que eles se sintam ativos e ajudam a enfrentar a solidão, por exemplo”, pontuou o Bispo Antonio Santana, responsável pelo trabalho do grupo no Brasil.
Lazer e socialização para os idosos
Os jogos de tabuleiro, além de proporcionar momentos de lazer e socialização para os membros da melhor idade no Calebe, têm sido algo proveitoso para o bem-estar deles.
A enfermeira aposentada Silvia Regina Pereira (foto ao lado), de 49 anos participou da competição de damas, em São Paulo.
“Com certeza é uma grande iniciativa fazer torneios de salão, que desafiam a nossa capacidade intelectual. Temos sido abençoados com essas atividades. Podemos treinar em qualquer lugar, na Igreja, nos passeios que fazemos e em casa. O maior atrativo é podermos interagir com outras pessoas, também de outras localidades, quando participamos das atividades”, contou.
Mais de 6 mil pessoas foram mobilizadas nos locais de atendimento do grupo Calebe. Sendo, 2.800 apenas em São Paulo. Ademais, centenas de voluntários acompanharam de perto o campeonato.
Para o responsável pelas atividades do grupo de Santa Cecília (capital paulista), José Faria Castro Neto (foto ao lado), de 65 anos, acredita que a atividade é uma maneira de incentivo.
“Muitas pessoas da terceira idade sentem o cansaço da idade e não têm paciência para apender e jogar. Por isso, o torneio de damas é importante, pois, além de ser um passatempo, incentiva a aprender algo novo e também ajuda a estimular o raciocínio”, concluiu.
Ao final das atividades, os participantes receberam troféus e medalhas.

Grupo Calebe
O grupo Calebe está presente em todo o Brasil e em mais 120 países. Há sete anos se dedica a desenvolver um trabalho diferenciado em benefício das pessoas da melhor idade.
Portanto, para saber mais onde acontecem as atividades do Calebe, visite a página oficial do grupo no Facebook. Além disso, procure uma Universal mais perto de sua casa e converse com o responsável da região.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo