Tirando os entulhos para iniciar a obra

Na aula desta quinta-feira (02), os alunos da Terapia do Amor iniciaram a primeira fase para a reconstrução do eu. Saiba mais

Imagem de capa - Tirando os entulhos para iniciar a obra

Nesta quinta-feira (02), os professores Renato e Cristiane Cardoso realizaram a terceira aula do curso da “Reconstrução do Eu” para os alunos da Terapia do Amor. (confira como foi a primeira aula e a segunda aula)

A primeira fase da reconstrução:

Os professores destacaram que a primeira coisa a ser feita antes de se iniciar uma obra é a preparação do terreno. Ou seja, é preciso fazer a limpeza do lugar, demolir as ruínas, tirar os entulhos, fazer descontaminação do solo.

Faça uma Autoanálise:

  • “Às vezes, você tem que construir num terreno completamente vazio, mas, às vezes, já tem um imóvel ali e você quer preservar uma parte que ainda está em bom estado. Então, você também tem que fazer essa análise com respeito ao seu eu. Você tem que olhar para dentro de si e ver o que ainda há de bom que você pode manter e o que não serve mais”, ensina Renato.
  • “Todos nós temos qualidades que precisam ser mantidas, você não precisa jogar fora. Eu aprendi virtudes com os meus pais que eu guardo até hoje. Todo mundo tem alguma coisa boa que deve manter. Mas muitas vezes, na reconstrução do eu, você tem que ser radical e se fazer esta pergunta: ‘Que partes de mim, do meu eu e do meu passado não me servem mais?’”, observou.
  • Quando você identifica que parte do seu passado não lhe serve mais e decide arrancar isso da sua vida, você cria espaço para construir algo novo, para Deus fazer de você uma pessoa melhor.

O problema da personalidade forte:

Cristiane destaca que um dos entulhos mais comuns que as pessoas têm é a mania de justificar o comportamento por causa da personalidade forte. O problema é que a personalidade forte tem tendência a ser orgulhosa.

“Você pode ter uma personalidade forte, mas não a ponto de achar que é melhor que os outros. Você se acha muito justa e ninguém consegue chegar ao seu patamar. Ninguém chega ao seu nível de superioridade. É bom ser forte, mas não a ponto de impor a sua opinião e seu jeito aos outros. Isso é um entulho. Como Deus vai poder fazer alguma coisa ali se você não quer tirar o entulho? ”

Qualidade em excesso vira defeito:

Quando a pessoa tem uma qualidade e quer impor essa qualidade aos outros ela se torna uma pessoa insuportável e o que era uma qualidade acaba se tornando um defeito.

  • Essas coisas que você tem que mudar é a mesma coisa que sua esposa, o seu marido, vem falando a anos e você não muda só para não dar esse gostinho. O seu orgulho não quer que você faça isso. Mas abrir mão disso que não te serve mais é a melhor coisa que você pode fazer. Pois isso está tomando o lugar de qualquer coisa nova que possa ser construída aí.

A reconstrução do seu eu depende, exclusivamente, de você:

A sua reconstrução não pode depender da mudança do seu marido ou da sua esposa. Suas decisões não podem ser tomadas com base nas atitudes da outra pessoa. Foque naquilo que você pode fazer por você, no que você precisa mudar em benefício próprio, para se tornar uma pessoa melhor, mais leve, mais realizada e feliz consigo mesma.

O “Curso da Reconstrução do Eu” acontece todas as quintas-feiras, na Terapia do Amor. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock