Tempestades solares e as previsões para 2024

Cientistas detectam buraco coronal no Sol apontado para a direção da Terra. Entenda o fenômeno

Imagem de capa - Tempestades solares e as previsões para 2024

Cientistas detectam buraco coronal no Sol apontado para a direção da Terra, um fenômeno que precede tempestades solares. O evento que a princípio dá origem a auroras boreais ao redor planeta, causa espanto devido a possível interferência em serviços tecnológicos ligados aos satélites em órbita. Ainda, especialistas afirmam que o pico do ciclo solar chegará ao planeta em 2024, um ano antes do previsto.

Entenda:

Sobre o ciclo solar:

  • é um período propenso a variações eletromagnéticas e de densidade em regiões específicas do Sol.
  • o ciclo solar é formado por um período de 11 anos em que a atividade magnética da Estrela aumenta e diminui.
  • segundo astrônomos, em 2023 a Terra passou pelo 25° ciclo solar, que deve durar até 2030.
  • o pico do ciclo solar é responsável por fenômenos como: manchas, auroras e tempestades solares.

Sobre as tempestades solares:

  • são provocadas por partículas de gás – ou massa coronal – ejetadas do Sol.
  • uma massa coronal ejetada pelo Sol pode chegar a uma velocidade equivalente a 3.200 km por segundo.
  • os resultados desse fenômeno podem causar danos a equipamentos eletrônicos e satélites, como quedas de energia e interrupções nos sistemas de comunicação (internet, televisão, rádio, etc).
  • o grande temor de autoridades astrológicas é que eventos como o de Carrington (1859) volte a acontecer. A tempestade solar foi a maior já registrada e causou perturbações aos sistemas de telégrafos, seguidos de faíscas e incêndios pela Terra.

Previsões para 2024:

Em recente nota oficial divulgada, o Observatório Oceânico e Atmosférico dos EUA afirmou que o pico do ciclo solar 25 previsto para 2025, por algum motivo ainda não identificado, chegará mais cedo, em 2024, e ainda mais forte.

Astrônomos da NASA, agência espacial americana, e outras instituições asseguram não haver razões para grandes preocupações com o fenômeno. No entanto, estudiosos defendem o monitoramento contínuo do sistema Sol-Terra para medidas preventivas, como ativação de escudos de radiação e desligamento de equipamentos sensíveis a satélites.

Nas entrelinhas:

No livro “A Terra Vai Pegar Fogo”, o Bispo Renato Cardoso explica que, durante a abertura do sexto selo descrito no livro de Apocalipse, no capítulo 6, “a visão do apóstolo João volta-se novamente para a Terra e nosso sistema solar, que passam a ser o palco das maiores catástrofes de toda a história da humanidade. Os juízos com a abertura deste selo são em forma de fenômenos cósmicos envolvendo corpos celestes como o sol, a lua e as estrelas. Estas cenas não parecem tão estranhas para quem já leu os Evangelhos. O Senhor Jesus já havia predito estes acontecimentos de forma quase idêntica em Mateus, Marcos e Lucas”.

E, embora muitos considerem o fim da humanidade uma questão fora de hipótese, os sinais previstos pelas Escrituras Sagradas estão por toda a parte, o que intensifica a reflexão: você está pronto para o Apocalipse?

Prepare-se:

Participe todas as quartas-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você, e saiba como estar preparado(a) para o fim.

Assuntos relacionados:

A natureza tem se voltado contra a humanidade

Seca histórica no Amazonas prejudica fauna local

Coreia do Norte ensaia ataque nuclear contra exército sul-coreano

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Ilustração: Reprodução/NASA