Televisão completou 70 anos no Brasil e a Universal faz parte desta história

Veja como a TV tem sido uma excelente aliada na pregação do Evangelho no País

Imagem de capa - Televisão completou 70 anos no Brasil e a Universal faz parte desta história

Em 18 de setembro de 1950, em apenas 200 aparelhos, era transmitida a primeira programação de televisão no Brasil. Um novo jeito de transmitir informações chegava ao País com a proposta de unir as famílias em frente à tela e tinha o poder de levar o mundo para dentro dos lares. 

A partir daquele momento, as pessoas já não seriam informadas apenas pelo rádio, mas, também, por um aparelho que unia o som e a imagem em um único lugar. “Tinham o modelo dos jornais em rádio. Aí fizeram a fusão das duas coisas. Pegaram as imagens de filmes e a locução de rádio e fizeram o primeiro telejornal”, disse o professor de Jornalismo audiovisual, Daniel Thomaz, em entrevista ao Jornal da Record. 

Ao longo dos anos, a televisão foi se modernizando e a programação foi acompanhando a evolução da sociedade. Até chegar ao modelo que conhecemos hoje. A televisão brasileira passou por grandes mudanças, revelou grandes nomes artísticos no Brasil e foi instrumento para compartilhar notícias regionais, nacionais e até internacionais. 

A Universal na televisão

A Universal também faz parte da evolução da TV no Brasil. Tanto que, em outubro de 1978, com apenas um ano da sua inauguração, a Universal dava os primeiros passos em um horário de programação dedicado à pregação do Evangelho.

“A chance surgiu na extinta TV Tupi, que já demonstrava os sintomas da crise financeira, que levaria à sua falência. A emissora ainda tinha uma rede de filiadas capaz de atender nosso projeto de crescimento. O programa, exibido para todo o Brasil, tinha apenas 30 minutos diários e ganhou o nome de ‘O Despertar da Fé'”, lembra o Bispo Edir Macedo, no segundo livro da trilogia Nada a Perder. 

O Bispo ainda lembra que a programação por meio da televisão era uma grande ferramenta para levar a Palavra de Deus e convidar as pessoas a participarem das reuniões.

“‘O Despertar da Fé’ começava às 7h30 da manhã, horário em que ainda não existia nenhum tipo de programação nas demais emissoras. Naquele tempo, a maioria dos canais ficava fora do ar até o final da manhã. Ou seja, éramos a única opção para quem ligava a televisão naquela parte do dia, o que transformou nosso programa em uma gigantesca mola propulsora de público para os cultos da Igreja Universal”, disse o Bispo, no livro. 

42 anos se passaram desde que a Universal realizou sua primeira exibição na televisão e nada mudou. Ainda hoje, em 2020, a programação segue viva, levando a Palavra de Deus aos sofridos e proporcionando a oportunidade de mudança de vida. 

Esperança 

Exatamente como aconteceu com Nivaldo que, segundo relata, estava com a vida destruída. Por causa da perda da pessoa amada, ele passou a se sentir triste e angustiado. Ele também acumulou muitas dívidas.

Cansado de sofrer, decidiu que tiraria a própria vida, se jogando da janela do décimo segundo andar de seu prédio. Mas, algo inusitado aconteceu. “Eu pisei no controle remoto da tevê e ela ligou na programação da Universal, e se não fosse aquele programa, eu não estaria vivo para contar a minha história”, comemorou.

Confira o relato de Nivaldo no vídeo abaixo:

Assim como Nivaldo, Ana também encontrou em uma programação da Universal na televisão uma oportunidade para mudança de vida. Ela conta que estava doente e desempregada. Acreditava que a vida não tinha jeito, que nunca sairia daquela condição miserável na qual vivia. 

A única opção que tinha de lazer dentro de casa, por exemplo, era um aparelho de televisão em preto e branco. Uma manhã, assistindo ao programa da Universal, na Record TV, ela se deparou com um testemunho que simbolizava a vida dela. 

No mesmo dia, ela foi para a Igreja. Não tinha o dinheiro da condução. Mas, não se intimidou. Então, foi andando, por duas horas seguidas, até a Universal mais perto. Hoje, Ana desfruta de uma vida de qualidade e completamente diferente. Clique aqui e conheça a sua história completa.

Da mesma forma, Fabiana conheceu o Evangelho por meio da televisão. Ela era uma mulher muito infeliz, enfrentou diversos desertos em sua vida. Sofria com medos, traumas e angústias. Enfrentava, também, problemas financeiros, no casamento e também com os filhos, além de problemas de saúde.

Quando, um dia, zapeando os canais de televisão, conheceu a Universal. Ela conta que ali recebeu um chamado. Tudo o que ouviu naquela ocasião era como se estivesse sendo falado diretamente para ela. Então, Fabiana tomou uma decisão que mudaria totalmente a sua vida. Não avisou ninguém. No dia seguinte, saiu mais cedo do trabalho e foi sozinha até uma Igreja. Confira a história de Fabiana, clicando aqui.

Uma palavra pode mudar tudo

Diariamente, a Universal leva Palavras de fé a quem está desesperado e precisando de um alívio para sua alma. Bispos e pastores se dedicam a ajudar, mesmo que remotamente, pessoas que precisam, às vezes, de uma única palavra para dar um passo rumo à mudança de vida. 

Por isso, a Universal investe tanto em meios de comunicação, porque sabe que do outro lado da telinha há uma alma necessitada, clamando por socorro. Um desses programas você pode conferir, no início da madrugada, às 00h45, na tela da Record TV: o “Inteligência e Fé”. Assista!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images e Reprodução