Telas causam problemas em longo prazo às crianças

Consumo tem aumentado. E problemas também

Imagem de capa - Telas causam problemas em longo prazo às crianças

Crianças que têm mais de uma hora diária de acesso a telas desenvolvem problemas de comportamento e emocionais. A conclusão foi obtida por um estudo que monitorou 699 crianças durante cinco anos.

A pesquisa foi conduzido pela cientista social Janette Niiranen, do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar em Helsinque (Finlândia). De acordo com os resultados, entre 2013 e 2017 aumentou mais de 300% o tempo que crianças com até cinco anos de idade passam utilizando televisores, computadores, smartphones e tablets.

“Nossos resultados mostram que crianças de 5 anos passam muito mais tempo na mídia eletrônica do que o recomendado pelos profissionais”, revela Niiranen. “Embora os padrões de uso de mídia eletrônica por crianças possam não parecer problemáticos quando se considera o uso diário, eles apresentam riscos a longo prazo”.

Niiranen aponta que, aos 18 meses de idade, crianças passam, em média, 32 minutos por dia assistindo à televisão. Aos cinco anos de idade, porém, essa quantidade aumenta para 114 minutos.

O cientista relata ainda que 25% das crianças de um ano e meio de idade passam mais de uma hora por dia em frente às telas. Mas, aos cinco anos, mais de 95% das crianças fazem o mesmo.

A soma desse tempo todo gasto em telas, desde os primeiros meses de vida até a idade escolar, eleva o risco de hiperatividade. Ademais, aumenta o risco de dificuldades de atenção e concentração, impulsividade e outros problemas emocionais e comportamentais.

Esses dispositivos estão reduzindo o tempo que as crianças passam lendo, brincando e interagindo com a família e outras crianças. Assim, têm dificuldade não apenas no comportamento, como no aprendizado e até mesmo na conexão com outras crianças.

É o que eles querem!

Infelizmente, o resultado de cada vez mais estudos demonstrando os prejuízos causados às crianças por telas não impede que o conteúdo direcionado ao público infantil siga crescendo. São filmes, desenhos, jogos, músicas e incontáveis outras maneiras de prender os pequenos em frente às telas.

O Pastor Paulo Cezar explica que essa é a maneira que o mundo encontra hoje em dia de dominar o tempo das pessoas: conteúdos audiovisuais.

“Hoje em dia, nós temos jovens que passam o dia inteiro vendo vídeos, seja no Youtube, seja no TikTok, seja em outros canais. Muito cuidado. A pessoa vê um vídeo e daqui a pouco ela está vendo outro e outro. Passam-se horas do seu dia consumindo esses vídeos. Vídeos que, muitos deles, não levam a nada, não ensinam nada, não agregam valor nenhum”.

Esse conteúdo é criado “por mentes de pessoas que querem o máximo possível ter a sua atenção, o seu tempo”.

Mas o tempo das crianças deve ser destinado a outras coisas: brincadeiras, aprendizados, relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Por isso, pais devem estar atentos ao tempo que seus filhos gastam em frente às telas. Talvez não seja fácil mudar o comportamento já adquirido, mas é importante. Isso porque excesso de tela pode fazer com que crianças apresentem até mesmo sinais de autismo. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images