Somente 25% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil

Apesar das grandes dificuldades enfrentadas, é possível lutar para superar a crise e prosperar. Saiba como

Imagem de capa - Somente 25% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil

Somente 25% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil, segundo recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão tomou como base empresas fundadas em 2008. O estudo Demografia das Empresas e Empreendedorismo aponta para uma manutenção da tendência de mais falências do que abertura de novas companhias.

Em 2018, por exemplo, a diferença entre as entradas e saídas do mercado foi de 65,9 mil empresas, com 697,1 mil novas entidades e 762,9 mil falências. Ademais, em 2020, de cada dez empresas fechadas no País, quatro encerraram as atividades por causa da pandemia. O cenário afetou todos os setores da economia: serviços, comércio, construção e indústria.

Além disso, ainda há o agravante do desemprego, uma realidade que, diante da pandemia, já atingiu a marca de 14,4% na última semana do mês de setembro último, no País. Ao todo, são 14 milhões de desempregados. Também de acordo com dados do IBGE, entre maio e setembro deste ano, mais de 4 milhões de brasileiros passaram a fazer parte desta triste estatística.

É possível superar a crise e prosperar

Apesar das grandes dificuldades enfrentadas, é possível lutar para superar a crise e prosperar. Segundo o Bispo Renato Cardoso, para crescer, a pessoa precisa enxergar na crise, uma oportunidade (confira a mensagem na íntegra, clicando aqui).

Participe do Congresso Para o Sucesso

Muitos empreendedores estão abrindo os olhos para novas oportunidades e, nesse ínterim, já conseguiram vencer adversidades na área econômica, inclusive durante a pandemia. Eles têm algo em comum: participam do Congresso para o Sucesso. Portanto, se você está passando por momentos difíceis, mas deseja aprender a traçar um novo rumo, não deixe de comparecer.

A reunião é dedicada, especialmente, a quem busca o sucesso na vida profissional e financeira. Então, participe desse encontro que acontece todas as segundas, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 ou 22h, no Templo de Salomão. A saber, o endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo. Ou, em uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e saiba o endereço.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images