Resistir ou ser resistido?

Os amigos de Deus possuem uma característica em comum: a humildade

Imagem de capa - Resistir ou ser resistido?

Ser instituído como amigo de Deus é um privilégio concedido a uma parcela pequena daqueles que O buscam, pois, para isso, é necessário que sejamos sujeitos à Sua Vontade com humildade e inteireza de coração. Mas, em contrapartida, para ser constituído como Seus inimigos, não é preciso grandes esforços, basta resistir aos mandamentos ordenados pelo Altíssimo e aliar-se aos prazeres deste mundo, como adverte as Escrituras Sagradas:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4)

Quem são os amigos de Deus:

Os amigos de Deus possuem uma característica em comum: a humildade. E, ao contrário do que muitos consideram, ser humilde nada tem a ver com sua condição econômica, mas, sim, à capacidade de resistir ao seu próprio eu em detrimento de sujeitar-se e agradar ao Altíssimo, seguindo o mesmo exemplo do Senhor Jesus.

Além disso, aqueles que se sujeitam a Deus tornam-se aptos para resistir às investidas do diabo e, assim, alcançar a graça e o Reino do Céus.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ELE se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4.7-8)

Os inimigos:

Deus se agrada dos humildes, mas aqueles que resistem à Sua Vontade são igualmente resistidos por Ele, veja:

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6)

Isto porque o soberbo mantém a sua fé em sua própria capacidade, força e entendimento, instituindo-se como o seu próprio senhor. No entanto, por maior que seja a sua influência terrena, esta não possui valor diante do Altíssimo.

A oferta aceita por Deus requer mais do que práticas religiosas ou caridades, requer sinceridade e humildade daqueles que desejam se aproximar da Sua Presença. E isto é uma questão de decisão!

Vá a fundo:

Resistir à Vontade de Deus ou ser resistido por Ele são escolhas diárias realizadas por meio de nossas atitudes em relação a nossa comunhão com o Altíssimo.

E, se você deseja ter a direção do Espírito Santo para guiá-lo(a) à graça e ao Reino dos Céus, participe do Jejum de Daniel. O propósito tem duração do dia 19 de novembro a 10 de dezembro, clique aqui e saiba como participar.

Assista abaixo à meditação sobre o assunto:

Invista na fé inteligente:

Acompanhe diariamente a Meditação Matinal com o Bispo Edir Macedo, no Instagram ou pelo seu canal oficial no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock