Recorde: Brasil tem 100 milhões de trabalhadores empregados

Os resultados são de um estudo do Ipea, que usou os dados do IBGE

Imagem de capa - Recorde: Brasil tem 100 milhões de trabalhadores empregados

Mais de 100 milhões de brasileiros estão empregados no País. Em julho, houve um aumento de 7,5% no total de pessoas trabalhando, chegando a 100,2 milhões de pessoas ocupadas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

  • Recorde: é o maior número de empregados na série histórica publicada pelo órgão, iniciada em 2012.
  • A taxa de desocupados no País fechou em 8,9%, a menor desde julho de 2015.

Entenda detalhes sobre a pesquisa:

  • O aumento na ocupação ocorreu de forma intensa principalmente entre jovens e idosos, que foram mais afetados em momentos de crise.
  • A queda mais acentuada de desemprego aconteceu em trabalhadores do ensino superior.
  • Destaque também para alguns segmentos que foram muito afetados durante a pandemia como alojamento, alimentação e serviços pessoais.

“Nota-se, ainda, que essa expansão da ocupação vem ocorrendo de forma generalizada, abrangendo todas as regiões, todos os segmentos etários e educacionais e praticamente todos os setores da economia”, informou o instituto em comunicado.

Saiba mais:

  • O Ipea usou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • A quantidade de desocupados caiu de 13,6 milhões, em julho de 2021, para 9,7 milhões no mesmo mês em 2022. Ou seja: quase 4 milhões menos. Assim, o recuo se aproximou de 30%.
  • O levantamento do Ipea leva em consideração vagas de empregos formais e informais, além do trabalho por conta própria.

Assista abaixo à reportagem sobre vagas para o final de ano:

Vários setores abriram vagas temporárias para o final de ano, com chance de efetivação. Só em agosto, foram criadas quase 250.000 oportunidades deste tipo.

A produção de panetones por exemplo, se aproxima do fim de mais um ciclo. Indústrias do setor que operam no interior de São Paulo se planejam com prazos confortáveis.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock