Rede aleluia
Profetas da Bíblia: Oséias
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 13 de Fevereiro de 2018 - 02:05


Profetas da Bíblia: Oséias

Ele sofreu na pele a rebeldia do povo contra Deus

Profetas da Bíblia: Oséias

Oséias profetizou sobre o Reino do Norte (Israel) – referido, em seu texto, como Efraim – e viveu na mesma época em que Amós, Jonas, Isaías e Miquéias – esses dois últimos profetizaram sobre o Reino do Sul (Judá).

Nos tempos desse profeta, o rei de Israel era Jeroboão II. Ele conseguiu reconquistar os territórios que pertenciam à Israel na época dos reis Davi e Salomão – período de ouro do povo hebreu. Contudo, Jeroboão II não era temente a Deus e manteve a idolatria existente em Israel desde reinados anteriores (para saber mais sobre o contexto histórico desse momento leia 2 Reis, dos capítulos 14 ao 17, e Crônicas, dos capítulos 26 ao 29). O sucesso desse governo também fez com que a elite israelita se corrompesse e o povo sofresse (veja Amós 2 e Oséias 9). E assim, Israel caminhava cada vez mais para a autodestruição longe dos planos de Deus:

“Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito chamei a Meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.” Oséias 11.1-2

Baalins eram falsos deuses que o povo adorava. A população vivia uma decadência espiritual e moral. Foi nesse contexto que surgiu o profeta Oséias, que advertiu o povo sobre o caminho errado.

A nação comete adultério

Para o Senhor, a infidelidade espiritual do povo era similar a infidelidade no casamento. E para mostrar isso às pessoas de Israel, Deus falou para o profeta Oséias se casar com uma mulher adúltera (Oséias 1). O profeta sofreu muito com esse relacionamento problemático, porque a mulher insistia em correr para os amantes. Esse casamento representava a própria luta de Deus para tirar o povo da idolatria e dos pecados.

Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas insistem em viver no pecado como nos tempos do profeta Oséias. O mundo atual oferece apelos sexuais, imoralidades, ambientes corruptos e de inveja, entre muitas outras variedades de podridão espiritual. E, assim, há os que ignoram a mensagem de arrependimento e reconciliação do Altíssimo para viverem conforme as próprias vontades.

Deus recebia ingratidão vinda daquelas pessoas, assim como Oséias recebia de sua esposa adúltera. Oséias sofreu na pele o que o Senhor recebia do Seu povo. Entretanto, o Senhor sempre está disposto a perdoar. Mas a falta de arrependimento dos que erram impede a existência dessa comunhão (Isaías 59:1-2).

Esse imenso amor é representado pelo sacrifício do Senhor Jesus na cruz pela humanidade:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Israel é derrotada pelos assírios

Como aquelas pessoas se distanciaram do Altíssimo, não havia mais como Ele protegê-las. Assim, os assírios – um povo brutal que tinha a fama de tratar com crueldade extrema os inimigos – dominou o Reino do Norte, como Oséias profetizou:

“Também será levada para a Assíria como um presente ao rei Jarebe; Efraim ficará confuso, e Israel se envergonhará por causa do seu próprio conselho. O rei de Samaria será desfeito como a espuma sobre a face da água.” Oséias 10.6-7

Por causa dos pecados, o povo havia quebrado a aliança de casamento com o Criador.

Profetas da Bíblia

Cada profeta da Bíblia foi inspirado por Deus para trazer uma mensagem de edificação para a nossa vida. Por isso, aqui no Universal.org você encontra a série “Profetas da Bíblia” que reúne a história desses homens de fé.


Profetas da Bíblia: Oséias
  • Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução End Times Christian Warrior/Youtube 


reportar erro