Problemas de saúde mental se intensificam entre os jovens

Eles sofrem com ansiedade e depressão, e correm ainda um risco de comportamentos suicidas

Problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão (que tiveram um aumento de 25%, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde), são identificados especialmente entre os jovens — que correm ainda um risco desproporcional de comportamentos suicidas e automutilação. Tudo isso gera preocupação e sugere mais estudos.

Recentemente, um levantamento feito em 34 países, com 223 mil pessoas, revelou que o bem-estar emocional da população no ano passado caiu 3% em relação a 2020 e que este problema se intensifica nos mais jovens. De acordo com relatório da organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs, 44% dos jovens tiveram problemas de saúde mental em 2021.

O que corrobora dados de outro relatório divulgado ainda no ano passado, quando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que, em média, um em cada cinco (19%) adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, muitas vezes, sente-se deprimido ou tem pouco interesse em fazer as coisas. No Brasil, a porcentagem se apresentou ainda maior que a média: 22%.

A transformação na vida de Fernanda

A advogada Fernanda Flecha sempre foi uma jovem muito competitiva. Dedicou-se aos estudos e, logo após sua formatura, percebeu que não se sentia feliz. Sem emprego no Brasil, buscou fazer uma especialização em outro país. Quando retornou, ela se deparou com uma realidade diferente daquela que almejava. Fernanda estava angustiada e depressiva, a ponto de ter que tomar remédios para tentar curar a dor que sentia na alma.

Assista ao vídeo, conheça esta história e veja a transformação que aconteceu na vida dela:

A fé como ferramenta contra a depressão

É muito importante ressaltar, aqui, que a depressão, assim como outros males emocionais, é uma condição originada na alma de quem está aflito e sofrendo com sentimentos como medo e tristeza. Tratamentos e medicamentos atuam na parte física. Contudo, não são capazes de atuar no vazio interior que a pessoa sente. Por isso, é necessário também buscar ajuda espiritual.

A fé tem um importante papel como ferramenta no combate à depressão e às aflições da alma. Por essa razão, as reuniões de sexta-feira, da Universal, se dedicam a livrar as pessoas desses males que se manifestam das mais diferentes formas. Elas se baseiam em ensinamentos bíblicos e também em estimular as pessoas para que perseverem, tenham a autoestima elevada e sejam determinadas na conquista de uma vida cheia de paz interior.

Por isso, se você está passando por problemas como os relacionados acima ou conhece alguém nesta situação – um amigo, familiar – participe de uma das reuniões que acontecem todas as sextas-feiras, em diversos horários. No Templo de Salomão às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h, ou procure uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e encontre o endereço.

Ademais, conheça ainda o grupo Depressão Tem Cura e faça como milhares de pessoas que estão sendo curadas desse e de outros males. Acesse o Instagram a.depressaotemcura ou envie uma mensagem para o número de WhatsApp (11) 3573-3662.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock